Rio Grande do Sul
Escola de Aratiba apresentará projeto na Expointer
A Expointer acontece em Esteio, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dourado, localizada na comunidade de Dourado, interior de Aratiba, vai ser representada na Expointer deste ano.
A diretora da escola, Janete Trindade e uma aluna representando o grupo de estudantes, vão expor, junto a Feira, a maior do Estado, o projeto “Educação no Campo – Desenvolvendo Alternativas Economicamente Sustentáveis na Escola – Erva-mate”.
O trabalho de pesquisa realizado pelos alunos foi apresentado ao prefeito de Aratiba, Gilberto Hendges, pela diretora e a supervisora e professora, Cleocimar Maria Klein Bender.
A Escola está inserida no meio rural com educação voltada a sustentabilidade do campo e desenvolve anualmente ações voltadas a agricultura e que contribuam na formação integral dos alunos e suas respectivas famílias.
O estudo deste ano teve por base a erva-mate, uma cultura símbolo do Rio Grande do Sul e que tem ganhado cada vez mais espaço no meio produtivo.
A planta é utilizada, além da própria erva-mate para o chimarrão, para outras finalidades e com isso consegue agregar valor a propriedade.
Entre os objetivos do estudo e que será apresentado na Expointer está o conhecimento dos alunos, usos medicinais e nutritivos, capacitar alunos e famílias da comunidade onde a Escola está inserida e estimular o cultivo da erva-mate.
A Expointer acontece em Esteio, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro.