Cidade
Escolas de Três Arroios participam de atividades em alusão ao Maio Amarelo
História contada pelo grupo teatral A Turma de Dionísio, trata sobre prevenção a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
As Secretarias de Assistência Social e da Educação realizaram atividades antecipada em alusão ao Maio Amarelo - mês de prevenção a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
O evento ocorreu na segunda-feira, 17, em duas sessões, no auditório da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, a apresentação do Espetáculo "O Mundo de Rosália" é uma divertida história de dois palhaços que viajam para apresentar uma peça de teatro. Eles apresentam ao espectador a história de Rosália, uma menina que gosta de fazer coisas que toda a criança faz: brincar, estudar, ter amigos. Mas, de repente, tudo muda. Rosália se transforma numa menina triste, desatenta...
Sua professora percebe que está acontecendo alguma coisa. Desconfia que a menina pode estar “sofrendo” abuso ou assédio sexual. A professora mostra como tomar algumas medidas de prevenção ao abuso, como: saber dizer não; não deixar tocar o corpo em determinadas situações; conversar com uma pessoa de confiança; pedir ajuda.
Rosália precisa enfrentar um monstro poderoso, chamado Papa-Tudo. O monstro representa a tentativa de abuso sexual e violência em relação à criança.
O monstro ameaça o mundo de Rosália. Ele tenta se aproximar e tocar a menina. Ela tem que descobrir uma maneira de enfrentar o medo e impedir o monstro de prendê-la em suas garras.
A história foi contada pelo grupo teatral, A Turma de Dionísio.
O dia 18 de maio é o considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento contou com a presença de todas as turmas da Escola Municipal Maurício Cardoso do 1º ao 5º ano e também da Escola Estadual do 6º ao 9º ano e as turmas do Ensino Médio, além membros do Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente, Assistentes Sociais e demais autoridades municipais.