ERECHIM

Escolas Municipais participam de oficinas de jazz e dança contemporânea no 5º Festival de Dança de Erechim

Oficinas de Jazz no Polo da Cultura reuniram estudantes de quatro Escolas Municipais.

Por Comunicação PME Publicado em 29/08/2025 11:21 - Atualizado em 29/08/2025 11:26

Nesta quarta (27) e quinta-feira (28), estudantes de Escolas Municipais de Erechim participaram das oficinas de Jazz e Dança Contemporânea, realizadas no Pólo da Cultura, dentro da programação do 5º Festival de Dança de Erechim.

As atividades foram conduzidas pelo bailarino e coreógrafo Matheus Brusa, referência em dança e atuação em festivais nacionais, e pela professora Isabel Willadino, integrante da ASGADAN (Associação Gaúcha de Dança).

As oficinas reuniram estudantes das escolas Dom Pedro II, Caras Pintadas, Cristo Rei e Othelo Rosa, proporcionando momentos de aprendizado, expressão corporal e integração entre educação e cultura.

A professora Taise Dariva, da Escola Othelo Rosa, destacou a importância da iniciativa.
“Eu penso que é um incentivo a mais para as crianças porque eles já fazem oficinas de dança no programa Castelinho. Então, para eles virem aqui, vivenciarem a dança também na prática, conhecerem outras pessoas que dançam, agrega mais ao conhecimento deles e também porque eles podem ser mais incentivados a participarem das oficinas proporcionadas pela escola.”

A aluna Isabel Satonino, também da Escola Othelo Rosa, compartilhou sua experiência.
“Eu tô gostando bastante, é bem legal. Tô aprendendo a me soltar um pouco mais, parar de ter vergonha, achei muito bom.”

As oficinas reforçam o compromisso do Festival em democratizar o acesso à arte e integrar a comunidade escolar à cena cultural local. Para os estudantes, a experiência vai além do aprendizado técnico da dança: é uma oportunidade de autoconhecimento, convivência e incentivo à participação em atividades artísticas.

5º Festival de Dança de Erechim segue até o dia 31 de agosto, com mostras competitivas, apresentações inclusivas e espetáculos gratuitos abertos à comunidade.

Fotos: Bruno Pitt