EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Espetáculo teatral ensina educação financeira de forma lúdica para estudantes, em Erechim
Projeto une arte e aprendizado para ensinar jovens a planejar o futuro com responsabilidade e diversão.
Durante esta quinta-feira (7), os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais das redes municipal, estadual e privada de Erechim participaram de uma atividade educativa diferente e envolvente: uma aula fora da sala, vivida diretamente do palco.
O espetáculo teatral “Os sonhos são possíveis” foi o centro dessa experiência única, trazendo de forma lúdica e divertida conceitos fundamentais de educação financeira. Por meio da arte, os alunos foram convidados a refletir sobre o uso consciente do dinheiro, a importância do planejamento e a possibilidade de transformar sonhos em realidade com organização e responsabilidade.

A peça integra um projeto realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Erechim e o Banco Sicredi, que busca aproximar os jovens do universo da gestão financeira de maneira acessível e interessante. Com um enredo familiar, inspirado no cotidiano de muitas famílias brasileiras que enfrentam desafios econômicos, a apresentação mostrou como o conhecimento pode ser uma ferramenta poderosa para mudar realidades.
Para Patrícia Scatolin, representante do Sicredi, o teatro é uma ponte entre o conteúdo e a vivência dos alunos. “O teatro aproxima a educação financeira do dia a dia dos alunos, tornando o aprendizado significativo e aplicável”, afirmou.

A iniciativa conquistou a atenção e o coração dos estudantes. Laisa Diniz Bueno, aluna da EMEF Cristo Rei, compartilhou sua visão sobre o espetáculo:
“Ah, eu achei legal que a gente consegue entender que a vida não é só de bagunça, se quiser a gente consegue se organizar na vida e pagar tudo que a gente deve, e tornar nossos sonhos reais.”
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Andressa Confortin, reforçou a importância de tratar o tema desde cedo:
“A educação financeira é um tema relevante que devemos aprender desde muito cedo. Por isso, falar sobre planejamento financeiro, consumo consciente, poupança e investimento é preparar os estudantes para a vida. É capacitá-los não apenas a fazer boas escolhas no presente, mas também a construir um futuro mais estável e seguro. Integrar a educação financeira às propostas pedagógicas é um compromisso com o futuro dos nossos estudantes.”
A proposta uniu conteúdo e criatividade, fortalecendo o papel da escola como espaço de formação integral, onde se aprende não só matemática e português, mas também a planejar sonhos — e torná-los possíveis.
Fotos: Eliandro Campos e Milena Mezalira – Comunicação PME