Cidade
Esporte e educação na Olimpíada Estudantil e etapa Municipal dos JERGS
700 estudantes de 10 a 17 anos, de Escolas Municipais e Estaduais participam da competição que vai até agosto
Aconteceu na manhã desta terça-feira (28), a abertura da Olimpíada Estudantil – Edição 2022, e etapa Municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) 2022; promovida pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e da Secretaria Municipal de Educação.
A estudante Débora Santa Catarina, de 13 anos, atleta da Escola Estadual João Caruso, realizou o juramento do atleta e comentou a alegria da retomada da competição. “A Olimpíada pra mim é um momento feliz pra representar minha escola, com pessoas que eu gosto e que dividem a quadra comigo”, comenta a estudante.
A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio do SESI, contando com a presença do prefeito Paulo Polis, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ale Dal Zotto, da secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, da secretária de Educação, Verenice Lipsch, da coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Juliane Bonez, do secretário adjunto de Cultura e Esporte, Ilgue Rosetto, da secretária adjunta de Educação, Grecimara Zick, do diretor de Esporte, Evandes Meneghetti, vereadores e secretários municipais.
A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti ressaltou a importância da retomada do evento. “É uma integração muito importante entre os estudantes do município, que vai também definir os nomes de maneira democrática, dos nossos representantes no JERGS. Nossa Olimpíada Estudantil fomenta a prática do esporte como meio de educação ”, explica a secretária.
Assim como em Jogos Olímpicos, a Olimpíada Estudantil conta com a Pira Olímpica, que foi acesa pelo estudante Carlos Eduardo Chagas, de 14 anos, atleta da Escola Municipal D. Pedro II. “É muito boa essa experiência de poder jogar com outras pessoas, não só com a minha escola. A gente conhece novas pessoas, faz novos amigos e eu tô muito feliz de ser o responsável por carregar a Tocha Olímpica”, exaltou o estudante.
A solenidade também contou com uma apresentação de Jazz, com estudantes do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – profissional, técnico e cultural. Até o dia 17 de agosto serão disputadas modalidades como futsal, handebol, basquete, voleibol, atletismo, tênis de mesa, além das modalidades online como desafio de dança e futebol freestyle. Os locais que receberão as modalidades são o Ginásio do SESI, a Vila Olímpica da URI, a pista de atletismo do Colosso da Lagoa e as Escolas Sidnei Guerra e João Germano Imlau.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis destacou a importância do envolvimento da comunidade escolar em prol do esporte. “É uma competição muito saudável, estimulando a interação, a prática de saúde, e mais do que vencer aqui, o mais importante é a integração das Escolas de Erechim”, finaliza Polis.
Escolas Participantes
- Escola Estadual Sete de Setembro
- Colégio Estadual Agrícola Ângelo Emílio Grando
- Escola Municipal Cristo Rei
- Escola Municipal D. Pedro II
- Escola Estadual Haidée Tedesco Reali
- Escola Estadual Professor João Germano Imlau
- Escola Estadual Irany Jaime Farina
- Escola Municipal Jaraguaretê
- Escola Estadual José Bonifácio
- Escola Estadual Dr. João Caruso
- Escola Municipal Luiz Badalotti
- Escola Estadual Professor Mantovani
- Escola Municipal Paiol Grande
- Escola Estadual Salgado Filho
- Escola Estadual Dr. Sidney Guerra
- Escola Estadual Victor Issler
- Escola Municipal Caras Pintada
- Escola Estadual Érico Veríssimo
- Escola Municipal Othelo Rosa