Cidade
Estação realiza programa de controle do mosquito borrachudo
Este controle tem sido realizado pela Administração Municipal através da utilização de produtos larvicidas de origem biológica (BTI).
Os mosquitos borrachudos geram extremo desconforto à população, interferindo nas atividades e na qualidade de vida dos moradores, o controle do mosquito é, portanto, uma questão ambiental e de saúde pública.
Este controle tem sido realizado pela Administração Municipal através da utilização de produtos larvicidas de origem biológica (BTI). Importante salientar que a aplicação do mesmo segue normas estaduais e está sujeita à fiscalização ambiental.
O BTI é um produto específico para a larva do mosquito borrachudo, que se desenvolve apenas em água corrente, ele não mata em fase adulta, por isso sua utilização em outros locais que não tenham água corrente não terá êxito, (não mata peixes ou outros animais aquáticos).
Os motivos que levam à infestação do mosquito borrachudo são o desmatamento das matas ao longo dos córregos, a deposição inadequada de resíduos sólidos nos córregos, a utilização de agrotóxicos e a contaminação dos recursos hídricos por estercos de animais. Assim, medidas de proteção ambiental e de reconstituição das matas ciliares são fundamentais para prevenir o problema.
Para isso, será iniciado o controle do mosquito borrachudo pela Equipe Municipal da Emater, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, que avisa sobre a entrega do produto que será nos seguintes dias e horários:
- Dia 08/11 (terça-feira) – às 8:30 horas na Linha Londero, na propriedade de Fábio Londero;
- Dia 08/11 (terça-feira) – às 10 h na propriedade de Valdir Roider;
- Dia 08/11 (terça-feira) - às 13:30 h no Salão da Comunidade de Caixa D’Água;
- Dia 08/11 (terça-feira) – às 15 h no Salão da Comunidade de Santa Lucia;
- Dia 09/11 (quarta-feira) – às 8:30 h no Salão da Comunidade de Navegantes;
- Dia 09/11 (quarta-feira) – às 10 h na Linha Cinco, propriedade de Milton Franzen;
- Dia 09/11 (quarta-feira) – 13:30 h no Salão da Comunidade de Vista alegre;
- Dia 09/11 (quarta-feira) – 15 h no Salão da Comunidade de São Paulo.
OBS: Solicitamos aos produtores ou alguém da família que venha retirar o produto, trazendo um frasco vazio limpo.