Economia

Estado assina memorando com empresa para desenvolver projetos de energia eólica e hidrogênio verde

A assinatura ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde está instalada a sede do governo do Estado durante a 45ª Expointer.

Por Assessoria Gov/RS Publicado em 01/09/2022 10:30 - Atualizado em 03/06/2024 11:20

O governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (31/8), um memorando de entendimento com a empresa Neoenergia para buscar o desenvolvimento da geração eólica em alto-mar e um projeto de produção de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. A assinatura ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde está instalada a sede do governo do Estado durante a 45ª Expointer.

Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

O governador Ranolfo Vieira Júnior disse que o projeto faz parte de um conjunto de ações fundamentais para o futuro do Rio Grande do Sul em relação à pauta do desenvolvimento sustentável. “É mais um passo na direção da transição energética e da descarbonização, da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico e social alinhado com o que queremos para o futuro do Estado”, disse.

Com duração de três anos, o memorando prevê cooperação em outras oportunidades relacionadas à área de energia ou de eletrificação de indústrias vinculadas ao projeto piloto de hidrogênio verde – o gás é separado do oxigênio utilizando eletricidade obtida a partir de fontes limpas, como energia solar e eólica.

O memorando também proporciona avaliações necessárias para o desenvolvimento da cadeia de valor, cadeia de suprimento e das infraestruturas portuárias no porto do Rio Grande com a finalidade de desenvolvimento do projeto Águas Claras de geração de energia eólica em alto-mar.

De acordo com a Neoenergia, o projeto Águas Claras contempla quatro parques eólicos, com projeção de capacidade de atendimento de 13% do consumo de energia do RS.

“Este momento marca também uma posição do Rio Grande do Sul nos avanços que precisamos ter na redução de carbono. Trabalhamos na trilha da descarbonização há alguns anos, alinhados com o que mundo busca sobre esse tema”, disse a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffman.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados