Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Estado busca apoio do Ministério da Agricultura para aumentar disponibilidade de milho em SC

O consumo do agronegócio catarinense é de 19 mil toneladas por dia - 31 vezes mais do que o disponível para a compra.

Secom/SC
por  Secom/SC
22/03/2021 21:58 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, estiveram reunidos, nesta segunda-feira, 22, com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, solicitando o incremento nos estoques públicos de milho. Oferta de internet e de energia elétrica de melhor qualidade para o meio rural também foram assuntos discutidos na reunião.

O governador classificou as pautas como extremamente relevantes para o desenvolvimento do agronegócio no estado e a qualidade de vida do produtor rural e reforçou o pedido de parceria com o Ministério da Agricultura para os encaminhamentos com relação à oferta de milho. “Nossos produtores - especialmente o independente - estão muito preocupados com a situação, precisamos nos unir para enfrentarmos mais este desafio, assistir e levar uma resposta a quem produz”, frisa o governador.

O secretário Altair Silva também destacou que uma das principais demandas de Santa Catarina é aumentar os estoques públicos de milho disponíveis aos produtores. “Estamos em contato constante com a Conab em busca de soluções para os produtores rurais de Santa Catarina. O abastecimento de grãos segue como um grande desafio para o agronegócio catarinense. Nós estamos investindo forte em outras alternativas, como a produção de cereais de inverno, mas os resultado virão no médio prazo. No curto prazo, a ação da Conab é fundamental”, ressalta.

Segundo o último Relatório de Disponibilização de Estoques, referente ao período de 16 a 31 de março, a Conab possui 600 toneladas estocadas em armazéns de Campos Novos e Braço do Norte. Sendo que o consumo do agronegócio catarinense é de 19 mil toneladas por dia - 31 vezes mais do que o disponível para a compra.

“Nós precisamos desse milho. Reconhecemos o esforço da Conab, mas nosso consumo é muito grande devido à operação das nossas agroindústrias. Seguimos pedindo uma sensibilidade máxima da Companhia em relação a Santa Catarina”, explica o secretário adjunto da Agricultura, Ricardo Miotto.

A ministra Tereza Cristina disse que o problema do milho é uma preocupação antiga e diária. “Temos um problema mundial, está faltando milho no mundo todo. Não falamos em desabastecimento, mas sabemos que os pequenos produtores de aves de ovos, suinocultores independentes e o setor leiteiro serão prejudicados. Para reverter esse quadro, estamos trabalhando em várias medidas que serão contempladas no próximo Plano Safra, vamos aumentar o limite e daremos mais crédito para induzirmos a produção de milho no país", aponta a ministra, como medidas para amenizar o problema que afeta os produtores de Santa Catarina.

A reunião contou também com a participação do secretária executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, e de deputados federais e senadores da bancada catarinense.

Quebra na safra impacta oferta de grãos em Santa Catarina

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), a safra de milho em Santa Catarina terá uma quebra de 28,4% em relação à estimativa inicial, fechando em 2,07 milhões de toneladas. A estiagem prolongada em 2020 e a cigarrinha do milho causaram a perda de aproximadamente 800 mil toneladas do grão nas lavouras do estado, principalmente no Oeste e Extremo Oeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE