Estado levará o Plano Rio Grande para a Semana do Clima de Nova Iorque

Participação do RS contará com reuniões, painéis e visitas técnicas

Por Ascom Sema Publicado em 17/09/2024 21:35 - Atualizado em 17/09/2024 22:38

O governo do Rio Grande do Sul estará representado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) na Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos. De 19 a 25 de setembro, a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, participará de uma série de reuniões bilaterais, painéis e visitas técnicas.

“Esse é um dos eventos relacionados ao clima mais importante e influente do mundo, reunindo líderes governamentais, empresariais e sociedade civil para discutir e avançar em soluções para a redução das mudanças climáticas, adaptação e resiliência. Será a oportunidade de destacar as iniciativas do Estado na reconstrução e de compartilhar experiências com outras regiões e países”, afirmou Marjorie.

A Semana do Clima de Nova Iorque serve como uma preparação para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que neste ano acontecerá no Azerbaijão (COP29).

As agendas terão conexão com a adaptação para a resiliência prevista no Plano Rio Grande e nas estratégias do Proclima 2050. A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul e a reconstrução do Estado ganharão destaque, com a secretária integrando diversos painéis. A participação do Estado e do país na COP29 e na COP30, no Brasil, será outro tema debatido.

As agendas nos Estados Unidos também preveem uma visita ao centro de comando e monitoramento da prefeitura de Nova Iorque e à Universidade de Columbia, para tratar sobre comunicação em desastres. A programação inclui reuniões com o Banco Mundial sobre financiamento de projetos relacionados à resiliência e adaptação; com o consulado-geral do Brasil em Nova Iorque; e com a presidência da Build Change, líder global em mudança de sistemas para moradias resilientes.

Semana do Clima de Nova Iorque


A Semana do Clima de Nova Iorque é o maior evento climático anual do gênero, reunindo mais de 600 eventos e atividades em toda a cidade de Nova Iorque e participação de agentes internacionais nas áreas de negócios, governo, sociedade civil e setor climático.

O evento é coordenado pelo Climate Group, uma organização internacional sem fins lucrativos cujo propósito é impulsionar a ação climática. O evento acontece todos os anos em coordenação com as Nações Unidas e a cidade de Nova Iorque.