Cidade

Estado organiza logística e distribuição de medicamentos na Base Aérea de Canoas

Um fluxograma de priorização para hospitais sem acesso terrestre ou situações especiais foi elaborado para agilizar as entregas.

Por Assessoria Publicado em 20/05/2024 14:47 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Com o Aeroporto Salgado Filho interditado por conta da enchente, a Base Aérea de Canoas se tornou a principal rota de recebimento e envio de insumos para o Rio Grande do Sul. A Secretaria da Saúde (SES) está responsável pela gestão da logística e distribuição em conjunto com a Aeronáutica.

Em operação especial desde o início de maio, a logística centralizou na base aérea a entrega de mercadorias que já haviam sido compradas e estavam represadas em função do cancelamento de voos. O local passou também a receber insumos de outros estados para redistribuição.

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

O Departamento de Atenção Especializada (Dgae) da SES tem acompanhado de perto as demandas, avaliando previsões de chegada e elencando prioridades de destinação (como hemoderivados e medicamentos) conforme a necessidade de armazenamento. O controle rigoroso monitora notas fiscais, quantidade, peso e especificações para garantir a segurança do transporte aéreo e da carga.

Um fluxograma de priorização para hospitais sem acesso terrestre ou situações especiais foi elaborado para agilizar as entregas. Helicópteros e aeronaves seguem o planejamento otimizando rotas que possam utilizar cidades com base aérea como referência para municípios vizinhos. Dessa forma, uma mesma viagem pode abastecer uma região maior, organizando o destino final pelas vias terrestres possíveis entre as cidades próximas.

A SES mantém contato direto com as Coordenadorias Regionais de Saúde, informando as previsões de voo. As Coordenadorias, por sua vez, se organizam junto aos municípios e hospitais que têm demandas. Informações sobre insumos essenciais e estoques em falta são enviados por meio de um formulário diariamente.

Assim como a distribuição de medicamentos comprados, donativos que chegam à Base Aérea de Canoas também são redirecionados com apoio logístico da SES, que os encaminha para os municípios.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados