Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Estiagem: Erebango decreta situação de emergência

Na área rural, a falta de chuva ocasionou redução drástica nos níveis de açudes, reservatórios e bebedouros, causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária.

Ascom Prefeitura de Erebango
por  Ascom Prefeitura de Erebango
19/02/2023 23:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última sexta-feira (17), o prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero, decretou situação de emergência no município em razão da grave escassez hídrica.

O documento de nº 1.294 sinaliza que a severa estiagem assola Erebango, gradativamente, desde novembro de 2022 até o momento. Na área rural, a falta de chuva ocasionou redução drástica nos níveis de açudes, reservatórios e bebedouros, causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária.

De acordo com informações da equipe técnica da Emater, em relação às perdas provocadas nas lavouras de milho, os prejuízos atingiram o índice de 50%; na cultura de soja, 30%; na produção de erva-mate, 25%; e na produção de leite, 25%. Conforme parecer emitido pelos profissionais, há também, um prejuízo social às famílias, pois com a falta de água nas propriedades, ocorre a perda de alimentos que são produzidos para a subsistência e, em alguns casos, para a sobrevivência.

Diante do quadro preocupante, o poder público local disponibilizou todo o aparato para minimizar os efeitos, bem como para assistência e socorro aos afetados.

Divulgação

O decreto permanece em vigor por até 180 dias e o município aguarda a análise e possível homologação do Estado e da União.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE