Educação
Estudante de Aratiba recebe medalha de bronze nas Olimpíadas Brasileira de Matemática
Felipe Eduardo Gallina, tem 18 anos e se prepara para cursar ciências econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina
A região do Alto Uruguai Gaúcho tem mais um aluno destaque nas Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBMEP), Felipe Eduardo Gallina, (18 Anos), morador de Aratiba, que a medalha de Bronze da competição nacional.
Felipe, se formou no ensino médio em 2022, como estudante da Escola Estadual de Aratiba, agora se prepara para cursar Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Dedicado aos estudos o reconhecimento da medalha de bronze ao jovem é a soma de um trabalho segundo a família que já condecorado nos últimos anos, com duas menções honrosas em edições anteriores da competição.
Resultados de Aratiba
Em Aratiba além da Medalha de Bronze de Felipe, os estudantes; Ana Beatriz Flach, Davi Amélio Schimidt Terrible,( Alunos da Escola Municipal de Aratiba ), Alex Junior Simon, Grazieli Piekas e Rissa Bagatini (Alunos da Escola Estadual de Aratiba), foram condecorados com Menções Honrosas pelos resultados na competição.
Competição
A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área em todo o país
17ª edição da competição realizada em 2022, reuniu 18,1 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas nesta edição.
As provas aconteceram em julho, mas os resultados só foram divulgados em dezembro de 2022.