Estudantes da Escola da URI recebem certificado internacional por participação em intercâmbio virtual
A certificação, concedida pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin, reforça o caráter internacional da iniciativa e o reconhecimento da experiência no cenário da Educação Olímpica mundial.
A Escola de Educação Básica da URI promoveu, nesta semana, a entrega oficial dos certificados de participação do Olympic Virtual Exchange, projeto que conecta jovens de diferentes países em atividades colaborativas inspiradas nos valores olímpicos, na interculturalidade e na construção da cidadania global. A certificação, concedida pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin, reforça o caráter internacional da iniciativa e o reconhecimento da experiência no cenário da Educação Olímpica mundial.
O encontro reuniu estudantes do Ensino Médio que integraram a edição mais recente do projeto, realizada em parceria com escolas da Espanha, Áustria e Eslováquia. Durante o momento, os participantes revisitaram as ações da experiência formativa celebrando o aprendizado construído ao longo do semestre.

A cerimônia contou com a presença dos idealizadores do projeto, professores Bruno Felipe Assoni Faleiro e Jancileidi Hübner, que destacaram como a participação e o protagonismo do grupo de estudantes brasileiros foi positiva para os resultados da ação. Também participaram do momento o Diretor da Escola, Edenir Serafini, a coordenação do Centro de Línguas, representada pelo professor Paulo Antônio Molossi, e a coordenação do Ensino Médio, representada por Viviane Forcelini Domingues e Rejane Carbonari Paludo.
Segundo a aluna Isabela Piccinini Thomas, que passou a integrar o grupo de estudantes da escola neste ano e participou do intercâmbio virtual como voluntária, "foi uma ótima experiência ter esse contato com estudantes de outras escolas Pierre de Coubertin. Fico feliz de poder ter tido essa oportunidade, algo que não teria tido na minha antiga escola”.
Com isso, mais do que encerrar um ciclo, a entrega dos certificados simbolizou o fortalecimento de uma rede internacional de aprendizagem que vem se consolidando ano após ano. Em suas diferentes edições, o Olympic Virtual Exchange tem aproximado culturas, ampliado conhecimentos sobre o mundo, além de incentivar a prática contextualizada da língua inglesa e a construção de novos olhares para o esporte, a diversidade e a cooperação que são pilares fundamentais da tradição coubertiniana.
A Escola da URI expressa seu agradecimento ao Comitê Internacional Pierre de Coubertin e ao Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, entidades que têm apoiado o desenvolvimento de ações educativas alinhadas aos princípios do Movimento Olímpico, por validarem o projeto. A parceria com ambos os comitês possibilita a inserção da escola em uma rede global de instituições comprometidas com a educação na base do respeito e do diálogo entre culturas.