ERECHIM

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da URI desenvolvem trabalhos sobre iluminação e ergonomia

O foco foi atingir estudantes universitários que tiveram a oportunidade de aprender sobre os conceitos de iluminação e ergonomia visando proporcionar alguns resultados.

Por Ascom URI Publicado em 05/12/2024 16:16 - Atualizado em 05/12/2024 16:27

“Luz, Câmera, Ação! Iluminando e Ergonomizando os Lares”. Este foi o projeto de extensão desenvolvido pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, e que tratou do conforto lumínico e ergonômico visando promover a conscientização sobre a importância da iluminação e ergonomia adequadas nas residências de estudantes universitários. O foco foi atingir estudantes universitários que tiveram a oportunidade de aprender sobre os conceitos de iluminação e ergonomia visando proporcionar alguns resultados. 

O trabalho teve como objetivo o aumento da conscientização dos alunos sobre a importância da iluminação e ergonomia adequadas, principalmente em seus lares, proporcionando conforto ambiental; a melhora da qualidade de vida dos alunos e de suas famílias; e a redução de problemas de saúde relacionados à má iluminação e à ergonomia inadequadas. 

O projeto, ministrado pelo professor Alessandro Emilio Valmorbida, foi apresentado através de uma amostra e teve como finalidade oferecer conversas sobre os princípios  básicos da iluminação e ergonomia, além de desenvolver materiais didáticos como infográficos, cartazes e apresentações sobre o tema onde se incentivou o público a observar a iluminação e organização de espaços de suas residências ou locais com iluminação. 

A iniciativa foi um sucesso, pois com a participação ativa dos alunos e a produção de materiais  didáticos de qualidade. Os alunos do curso envolvidos no projeto também tiveram a  oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. 

O projeto "Luz, Câmera, Ação! Iluminando e Ergonomizando os Lares" é um exemplo  de como a extensão universitária pode ser uma ferramenta importante para a promoção da educação e da conscientização sobre o conforto e como este recurso pode melhorar a  qualidade do aprendizado e de uma melhor produtividade.