Estudantes de Direito da URI participam de sessão de julgamento no Tribunal de Justiça do Estado

A atividade proporcionou aos estudantes uma imersão prática no funcionamento do Poder Judiciário e consolidou uma tradição formativa e institucional do curso.

Por Ascom URI Publicado em 06/11/2025 17:37 - Atualizado em 06/11/2025 17:39

Acadêmicos do 8º e 9º semestres do Curso de Direito da URI Erechim, realizaram na quarta-feira, 5, uma visita técnica à 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre. O grupo de alunos foi acompanhado pelas professoras Maura da Silva Leitzke e Andreia Mignoni. A atividade proporcionou aos estudantes uma imersão prática no funcionamento do Poder Judiciário e consolidou uma tradição formativa e institucional do curso.

Durante a visita, assistiram a uma sessão de julgamento de composição plena da 1ª Câmara Criminal, momento em que a totalidade ou a maioria dos desembargadores participa ativamente das deliberações sobre matérias de maior complexidade ou que exigem a uniformização de entendimentos jurisprudenciais.

Em vários momentos do julgamento, os magistrados dirigiram-se diretamente aos acadêmicos, explicando de forma didática e acessível os fundamentos das decisões, os ritos processuais e as divergências técnicas que estavam sendo debatidas. Essa interação transformou a sessão em uma verdadeira aula prática de Direito Penal e Processual Penal, aproximando os estudantes da vivência real dos tribunais.

Após o encerramento da sessão, os participantes foram recebidos pelos desembargadores, procuradores de justiça e pelo juiz Orlando Faccini Neto, amplamente reconhecido por sua atuação no caso da Boate Kiss. 

Em um diálogo aberto e acolhedor, os acadêmicos tiveram a possibilidade de realizar perguntas, esclarecer dúvidas e compreender, sob a ótica dos julgadores, os desafios da aplicação da justiça penal. Os membros da 1ª Câmara Criminal ressaltaram a importância da visita e colocaram o órgão à disposição da universidade para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas de integração entre o meio acadêmico e o Judiciário, reforçando o compromisso com a formação técnica, ética e humanista dos futuros operadores do Direito. “Essas vivências ampliam a compreensão do Direito em sua dimensão prática e humana, fortalecendo o elo entre a teoria estudada em sala e a realidade dos tribunais”, destacou a professora Maura Leitzke.

A visita técnica reafirma-se como uma tradição do curso de Direito da URI Erechim, sendo que, novas atividades e parcerias já estão sendo projetadas, com o intuito de aprofundar o diálogo entre o ensino jurídico e a prática forense, proporcionando aos acadêmicos vivências transformadoras que unem aprendizado, experiência e inspiração profissional.