Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Estudo sobre uso de máscara deve sair em outubro, diz Ministério da Saúde

Pedido de desobrigar máscara para vacinados e infectados pela covid-19 é feito por Bolsonaro ao ministro da Saúde desde junho.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
24/08/2021 10:39 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Pedido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde junho, o uso facultativo de máscaras para quem se vacinou ou se recuperou da Covid-19 é tema de estudo do governo federal que tem conclusão prevista para o mês de outubro, afirmou o Ministério da Saúde.

O anúncio do ministro minimizou fala anterior de Bolsonaro mais cedo no mesmo dia. Durante evento para assinatura de projeto de lei, o presidente respondeu às críticas que sofria por não usar o equipamento em aparições públicas e garantiu que Queiroga iria “ultimar” um parecer desobrigando o uso de máscaras nestes grupos.

“Ele (Queiroga) vai ultimar parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar essa (…) esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”, comentou o mandatário.

Mais de dois meses depois, o número de vacinados com pelo menos uma dose ou a dose única saltou de 77 milhões em junho para mais de 123 milhões e os números da pandemia melhoraram. Os especialistas, porém, pregam pela prudência até para aqueles com anticorpos contra a doença – que podem se reinfectar.

“As máscara diminui a quantidade de vírus que você joga para o meio ambiente e diminui a quantidade de vírus que as pessoas ao seu redor – especialmente a menos de um metro – recebem”, diz o presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), Marcos Cyrillo.
“Nós temos que nos vacinar e as medidas adicionais, como usar máscara, também tem que ser seguidas religiosamente para que a gente possa ter bons resultados. Uma coisa ajuda a outra.”

Em resposta ao R7, o Ministério da Saúde afirmou que o estudo sobre o tema está sendo conduzido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da pasta, que convocou a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) para executar a pesquisa.

O método do trabalho é o da revisão sistemática. Ou seja, “um estudo sobre estudos”, como explicou o ministério, para avaliar a eficácia das máscaras médicas e não-médicas em ambientes abertos ou fechados, para vacinados ou recuperados da doença contra o novo coronavírus.

O governo pontuou ainda que o estudo servirá como embasamento para decisão posterior da pasta, a qual caberá a responsabilidade sobre o parecer aguardado por Bolsonaro.

Mesmo a possível recomendação do Ministério da Saúde para flexibilizar o uso de máscaras pode não ter efeito imediato, como o próprio presidente já admitiu. Chancelados por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), governadores e prefeitos têm autonomia para decretar medidas contra a pandemia a despeito de recomendações federais.

Queiroga e Bolsonaro

Nesta segunda-feira (23), Bolsonaro voltou a falar da medida e disse que se encontraria com Queiroga na terça (24) para pedir o quanto antes recomendação oficial para tornar o uso da máscara facultativo. Sobre o encontro, Queiroga afirmou que vai apresentar ao presidente um esboço dos estudos conduzidos pelo Ministério da Saúde.

Na semana passada, ele chegou a falar contra a obrigatoriedade do uso de máscara por lei e disse que a proteção tem de “ser um ato de conscientização”. Mas, ao contrário de Bolsonaro, Queiroga sempre utiliza o equipamento e defende seu uso desde que assumiu o cargo, em março.

“Agora, é pátria de máscara. É um pedido que eu faço a cada um dos brasileiros: usem máscara”, afirmou ele na época. Bolsonaro, por sua vez, descarta constantemente a proteção mesmo quando está no meio de aglomerações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE