Mundo
EUA libera o uso de máscara para americanos totalmente vacinados contra Covid-19
A decisão do CDC também lista algumas exceções.
Os americanos totalmente vacinados — aqueles que receberam as duas doses do imunizante — contra a Covid-19 não precisarão mais usar máscaras ao ar livre ou em locais fechados, anunciou nesta quinta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), antecipando que pode modificar as recomendações, se necessário. De acordo com a Agência France Presse (AFP), a decisão já entrou em vigor.
“Todos os que estiverem completamente vacinados podem participar de atividades em ambientes fechados e abertos, pequenos ou grandes, sem usar máscara ou [respeitar] distanciamento social”, declarou nesta quinta Rochelle Walensky, diretora do CDC, principal agência federal de saúde pública do país.
Exceções
A decisão do órgão também lista algumas exceções. Com isso, ainda é necessário o uso de máscaras em ônibus, trens, aviões, hospitais e em outros locais públicos que peçam a utilização da proteção, como aeroportos e estações de ônibus.
Walensky disse ainda que é seguro, para os totalmente imunizados, participar de atividades ao ar livre, mas que, em eventos com grandes aglomerações, estádios e reuniões com muitas pessoas em locais fechados, é recomendado o uso da máscara.
Atualmente há, nos EUA, cerca de 117 milhões de pessoas já vacinadas e os casos de contaminação caíram cerca de 1/3 no país nas últimas duas semanas. O governo norte-americano continua com uma campanha agressiva de vacinação e já começa a imunizar pessoas na faixa de 12 a 15 anos de idade.