Cidade
Evento em Erebango homenageia mulheres com reflexões e incentivo ao autocuidado
Palestra ‘Mulher: resgate seu brilho’, foi ministrada pela especialista em Relacionamento e analista corporal, Dra. Daiane Boschetto.
Uma oportunidade marcada por reencontros, conversas e muita alegria. Assim foi a tarde desta terça-feira (15), no Salão Paroquial de Erebango. O evento, que registrou a retomada das atividades dos grupos da Terceira Idade, também promoveu uma homenagem às mulheres do município, por meio da palestra ‘Mulher: resgate seu brilho’, ministrada pela especialista em Relacionamento e analista corporal, Dra. Daiane Boschetto.
O clima era de expectativa após a saudade das programações que precisaram ser paralisadas em razão da fase ainda mais preocupante da pandemia, com expressivo número de casos ativos. Agora, com a vacinação em andamento e um cenário mais otimista, foi possível recomeçar.
A abertura contou com a saudação da secretária de Saúde e Assistência Social, Claura Araldi, que enalteceu a importância desse retorno às atividades. Ela aproveitou para parabenizar todas as mulheres pelo mês dedicado a elas e frisou: “Nada aconteceria sem vocês aqui. Obrigada pela presença, sintam-se acolhidas”.
O prefeito Valmor José Tomelero marcou presença e cumprimentou os participantes, sendo a maioria mulheres, nesse dia de confraternização. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de organizar eventos como esse. À vocês, reforço a importância de continuar cuidando da saúde, fazer a vacina e manter a atenção redobrada em relação a covid-19. Que essa palestra motive vocês a serem cada vez mais realizadas como mulheres, mães, esposas e em todos os espaços”, relatou.
O chefe do Executivo municipal afirmou, ainda, que a administração está aberta a sugestões e ideias que possam contribuir nos trabalhos em prol do desenvolvimento local.
‘Entenda sua essência’
De acordo com a palestrante, a dinâmica foi muito importante para que o público feminino pudesse se enxergar melhor como mulher e entendesse o papel de cada uma na sociedade. “A principal mensagem é: resgate seu brilho, valorize-se, entenda sua essência, sua história e seja mais leve e feliz. A mulher, muitas vezes tem a questão da autoestima e da comparação com outras pessoas. Porém, é importante que ela saiba que é única, do jeitinho próprio de ser, e que reconheça a beleza das próprias cicatrizes da vida. Tudo é aprendizado”, reiterou.
Inúmeros benefícios
A cada semana, os encontros entre os idosos propiciam um ambiente de alegria, cuidado da saúde, troca de ideias e compartilhamento de vivências e saberes.
Os múltiplos benefícios são observados diretamente por quem integra a organização das atividades e, ainda, nos indicadores de saúde e bem-estar. Esse é o compromisso da Prefeitura de Erebango, cuidar das pessoas e propiciar ocasiões que fortaleçam a qualidade de vida.
Alvina Correa dos Santos, de 69 anos, participa do Grupo 'De bem com a vida', do Bairro Esperança. Ela ingressou no ano passado, sendo a pandemia interrompeu as atividades. “Nesse ano acredito que iremos prosseguir. Gosto de tudo, conversamos, temos amizades, cuidamos da saúde e isso tudo reflete no nosso bem-estar”, declarou.
Aos 68 anos, Marlene Pillar está no grupo 'Despertar é Viver' há alguns anos. Ela afirma que os encontros fazem muito bem e durante a paralisação, sentiu muita falta das festividades. “Nos acostumamos a sair, conversar, ver as amigas, ir ao bailinho, isso tudo melhora nossa autoestima. Convidamos a todos que ainda não participam, que venham confraternizar conosco”, ressaltou.
‘Beleza renovada’
Durante a palestra, 20 mulheres foram sorteadas e puderam renovar a beleza com maquiagem e penteado. A parceria foi possível com a colaboração das instrutoras do Senac e as alunas que participam de um curso completo de cabeleireiro no município.
Também participaram como voluntárias na maquiagem, as munícipes Bruna Cabral e Elianara Caxambú.