Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori morre aos 86 anos
Ele lutava contra um câncer na língua.
O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, que governou o país durante uma década, morreu na quarta-feira (11), aos 86 anos, em Lima. Ele lutava contra um câncer na língua.
“Após uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos àqueles que o estimaram que nos acompanhem com uma oração pelo descanso eterno de sua alma. Obrigado por tudo, papai”, disse a filha dele Keiko Fujimori em um comunicado assinado por ela e pelos irmãos.
O velório começa na manhã desta quinta-feira (12), no Museu da Nação, na capital peruana. O enterro ocorrerá no sábado (14), quando o corpo de Fujimori será levado para o cemitério Campo Fé, em Huachipa, também em Lima.
Um dos líderes mais polêmicos da história recente da América Latina, Fujimori governou o Peru entre 1990, quando derrotou Mario Vargas Llosa nas urnas, e 2000. No início do governo, impressionou apoiadores e críticos por ter controlado a hiperinflação do país e pela luta contra a criminalidade. Mas, logo surgiram denúncias de que ele ordenou massacres como parte de sua política de combate ao crime organizado, além de violações graves de direitos humanos, seguidas de suspeitas de corrupção.
Fujimori passou 16 anos preso, condenado por crimes contra os direitos humanos. Ele foi libertado da prisão em dezembro de 2023 por decisão do Tribunal Constitucional do Peru.