Economia
Exigência de novos rótulos de alimentos começa neste domingo
Entre as principais mudanças, está a adoção do detalhamento nutricional frontal.
Entram em vigor, no próximo domingo, 9 de outubro, as novas regras sobre a rotulagem de alimentos. O objetivo é melhorar a clareza das informações e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes. Entre as principais mudanças, está a adoção do detalhamento nutricional frontal, além de alterações nas tabelas e nas alegações nutricionais. A publicação é do Jornal do Comércio.
Com as mudanças aplicadas, alimentos que contenham elevada quantidade de açúcares adicionado, gordura saturada e sódio deverão apresentar rotulagem nutricional frontal. “Outra mudança importante ocorre na tabela de informação nutricional, que deve ser desenvolvida de forma padronizada, em suas cores, fonte, tamanho de letra. Passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100 ml”, explica Caroline.
Os comerciantes poderão escolher de forma mais clara os alimentos que melhor atendam o seu nicho de clientes. Para as marcas, abre a possibilidade de reformular ou desenvolver novos produtos, tornando-os mais saudáveis e nutritivos.
O fato, conforme especialistas, pode ser visto como um adjuvante na promoção da saúde pública, já que auxilia na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. As marcas devem estar atentas aos prazos para adequações e formas de aplicação das normas. O não cumprimento pode acarretar em multas ou recolhimento do produto nos pontos de venda.