Expedição Bééé Brasil realiza visita à URI Erechim e destaca ações na ovinocultura regional

A atividade marcou o início da parceria e da divulgação do projeto na região do Alto Uruguai Gaúcho, com foco na ovinocultura e na caprinocultura.

Por Ascom URI Publicado em 07/01/2026 21:08 - Atualizado em 07/01/2026 21:38

O Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim recebeu, na terça-feira, 6, a visita do zootecnista Luciano Piovesan Leme, de Minas Gerais, da Expedição Bééé Brasil. A atividade marcou o início da parceria e da divulgação do projeto na região do Alto Uruguai Gaúcho, com foco na ovinocultura e na caprinocultura.

A Expedição é um projeto que percorre diferentes regiões do país com o objetivo de registrar e apresentar a história da caprinocultura e da ovinocultura no Brasil. Idealizada por Luciano Piovesan Leme, ovinocultor de Alfredo Vasconcelos (MG) e instrutor do SENAR daquele estado, a iniciativa visita propriedades rurais, sistemas produtivos e instituições de ensino, abordando as particularidades das cadeias produtivas de ovinos e caprinos em cada região.

A passagem por Erechim incluiu temas relacionados à ovinocultura de corte, técnicas reprodutivas, sistemas de produção, seleção genética de diferentes raças e estratégias de comercialização, com enfoque na verticalização da produção. Também foram realizadas visitas a instituições de ensino, com o objetivo de conhecer ações desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Na URI Erechim, durante a entrevista concedida no âmbito da visita, a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, professora Daniela dos Santos de Oliveira, abordou o papel da Instituição nos três pilares acadêmicos — ensino, pesquisa e extensão — voltados à ovinocultura regional. Na ocasião, foram apresentadas as disciplinas relacionadas à ovinocultura e à caprinocultura, bem como as atividades de extensão desenvolvidas em propriedades parceiras do curso.

A professora Natalie Zorzi salientou que as disciplinas de Parasitologia Veterinária e Projeto Integrador envolvem os estudantes em ações práticas junto aos produtores. Entre as atividades estão os exames clínicos dos animais e a realização de exames coproparasitológicos, utilizados para o diagnóstico das principais parasitoses que acometem os rebanhos. Após a análise dos resultados, as informações são compartilhadas com os produtores rurais, contribuindo para a definição de estratégias de controle parasitário e para o aprimoramento da sanidade animal e da produção.

O professor Rodrigo Grando abordou aspectos relacionados ao manejo reprodutivo dos ovinos, destacando a utilização do diagnóstico precoce de gestação para a estimativa da taxa de prenhez. Também foram mencionados os exames ginecológicos em fêmeas e andrológicos em machos no período pré-estação de monta, práticas adotadas com o objetivo de auxiliar no planejamento do período reprodutivo nas propriedades da região.