Expointer 2025 terá número recorde de animais inscritos
A raça caprina espanhola Murciana estreia na 48ª Expointer com a filhote Biblioteca, de três meses, marcando sua primeira participação no evento em Esteio, de 30 de agosto a 7 de setembro.
A 48ª edição da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, contará com 6.696 animais inscritos, número recorde em relação às edições anteriores. Do total, 1.589 são animais rústicos, que participam de julgamentos, vendas, leilões e provas, e 5.107 são animais de argola, voltados ao julgamento morfológico. As inscrições de rústicos registraram um aumento de 18,2% em comparação ao ano passado.
Segundo o comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, um dos grandes destaques foi o crescimento expressivo de 143% nas inscrições de equinos da raça Crioula, além da elevação de 70% na participação de coelhos, impulsionada pela feira de filhotes. Outro avanço relevante foi entre os bovinos de corte das raças Hereford e Braford, que tiveram incremento de 65% em relação a 2024.
Com esses números, a Expointer 2025 consolida-se como vitrine de referência para a agropecuária brasileira, reforçando o papel do evento na valorização genética dos animais e na promoção do agronegócio gaúcho e nacional.

A raça caprina espanhola Murciana fará sua estreia na 48ª Expointer. Biblioteca, uma filhote de três meses, será a representante da linhagem na feira, marcando a primeira participação da raça no evento, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
De pelagem preta e ainda muito jovem, Biblioteca não poderá competir nas provas por conta da idade, mas estará disponível para visitação. Segundo o criador Eduardo Fagundes, da Fazenda Mãe Oxum, localizada no distrito de Passo da Areia, em Viamão, este é o primeiro exemplar da raça Murciana registrado no Rio Grande do Sul.