Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Expointer: Nos primeiros cinco dias, 12 mil ingressos foram vendidos

Iniciada na noite de quinta-feira passada, a venda é feita exclusivamente pela internet para evitar a formação de filas e aglomerações.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
31/08/2021 21:00 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nos primeiros cinco dias de bilheterias virtuais, foram vendidos 12 mil ingressos para a 44ª Expointer, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro. Iniciada na noite de quinta-feira passada, a venda é feita exclusivamente pela internet para evitar a formação de filas e aglomerações.

Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a visitação à feira é limitada a 15 mil pessoas por dia. O número se baseia em protocolos sanitários definidos pela Secretaria Estadual da Saúde. O cálculo leva em conta que outras 10 mil pessoas vão estar circulando no parque, como trabalhadores, expositores, copromotores, jornalistas e autoridades.

Em razão das mudanças, o parque de Esteio deve receber até 135 mil visitas nos nove dias da Expointer, menos de um terço da edição de 2019, que teve 416 mil pessoas. No ano passado, o evento funcionou apenas no formato digital.

Ingressos para a Expointer só on- line. Foto: Fernando Dias/SEAPDR

Entrada de animais no parque

Até as 14h30min desta terça-feira, haviam entrado no parque 102 bovinos, 92 equinos e 233 ovinos, conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapr). A expectativa é que o ritmo de chegada dos animais se intensifique a partir desta quarta-feira, segundo o fiscal estadual agropecuário Aurelio Maia Vieira, coordenador de defesa sanitária no parque.

“Em edições anteriores, tínhamos um fluxo maior já nos primeiros dias”, comparou Vieira. “Este ano há menos inscrições e também, pela pandemia, muitos preferem (protelar a chegada) para permanecer o menor tempo possível dentro do parque”, disse.

No total, são 4.057 animais inscritos na Expointer, dos quais 2.825 de argola (que vão a julgamento) e 1.232 rústicos (destinados a provas e leilões). Os de argola poderão ingressar no parque até 4 de setembro, primeiro dia da feira, enquanto os rústicos terão acesso durante todo o período do evento.

Testes para Covid

Para o acesso de expositores e trabalhadores ao parque, uma das regras da Secretaria Estadual da Saúde é que todos apresentem teste negativo de Covid-19 realizado em até 72 horas antes da primeira entrada. Mesmo assim, nem todos vêm providenciando os exames com antecedência. Esses casos passaram a ser atendidos pela Secretaria da Saúde de Esteio, no local. No domingo, foram feitos 266 testes, dos quais três indicaram resultado positivo. Na segunda-feira, de 467 testes, dois deram positivo. Com isso, ao menos cinco pessoas ficaram impedidas de participar da exposição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE