ERECHIM

Exposição “Memória, Orgulho e Identidade” estreia no MuRAU valorizando cultura afro-brasileira

Mostra fotográfica marca os 40 anos do Museu da URI e convida à reflexão sobre fé, ancestralidade e combate à intolerância religiosa.

Por Redação VL Publicado em 12/08/2025 17:13 - Atualizado em 12/08/2025 17:16

Tem início nesta quarta-feira (13), às 17h, no MuRAU (Museu Regional de Ciências da URI), a exposição fotográfica “Memória, Orgulho e Identidade”, que celebra os 40 anos do Museu e promove a valorização da cultura afro-brasileira, além de levantar o debate sobre a intolerância religiosa. A data de aniversário da instituição foi comemorada no último domingo (10).

Com entrada gratuita, a mostra é financiada pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.

Fotografias de Diogo Zanatta revelam o cotidiano e a força das lideranças espirituais nas casas religiosas afro-brasileiras do Norte do RS.

O projeto é resultado de uma pesquisa iniciada em março, que percorreu seis casas religiosas — cinco em Passo Fundo e uma em Carazinho — com registros de práticas e histórias de lideranças espirituais, por meio de entrevistas, fotografias e vídeos. As imagens são assinadas pelo fotógrafo Diogo Zanatta e convidam o público a refletir sobre fé, ancestralidade e o preconceito estrutural ainda presente na sociedade.

A realização é da Skopo Media, produtora cultural de Passo Fundo com atuação em audiovisual, fotografia e design.

A exposição poderá ser visitada até 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Grupos interessados devem agendar visitas pelo e-mail murau@uricer.edu.br.