Cidade
Falha no sistema do site do Detran-RS, expõe dados de 5,1 milhões de motoristas
Segundo reportagem do UOL, era possível acessar dados como números de RG, CNH, Renach, multas e placas de carro
Informações de 5,1 milhões de motoristas ficaram expostas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), em razão de uma falha no sistema. Conforme reportagem do UOL, era possível acessar dados como números de RG, CNH, Renach, multas e placas de carro. Em nota, o órgão informou que corrigiu o problema na quarta-feira, após o alerta do portal.
A reportagem apurou que qualquer pessoa com conhecimento técnico tinha como acessar dados privados sem identificação de segurança. Segundo o Detran-RS, o fato de os dados estarem passíveis de consulta “não implica que eles tenham sido efetivamente ‘vazados'”.
“As equipes técnicas não encontraram evidências de que tal vulnerabilidade foi efetivamente explorada por terceiros”, disse o órgão em nota. Por esse motivo, o Detran não julgou necessário notificar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
O Detran-RS explicou que o sistema conta com dispositivos de segurança capazes de monitorar e bloquear eventuais acessos irregulares ou indevidos a informações dos condutores. “Apesar da infraestrutura envolvida ser robusta, o cenário de segurança da informação é dinâmico e está em permanente movimento”, cita o texto, acrescentando que os dispositivos de segurança foram aprimorados e o problema, corrigido.