Cidade
Falta de água no interior de Erechim preocupa Defesa Civil
Vídeo: Defesa Civil pede doação de caixas d'água para atender pequenos agricultores. Reservatórios maiores nas propriedades evitam o transporte diário de água.
O Rio Grande do Sul deve ultrapassar nesta segunda-feira(3) o número de 100 municípios com decretos de situação de emergência por conta da estiagem. No Alto Uruguai a lista também deve crescer durante a semana que está começando. Erechim está reunindo dados da área agrícola para concluir a formalização do decreto, que pode ser assinado nos próximos dias.
Já decretaram Situação de Emergência e tiveram a publicação pela Defesa Civil do RS até a última sexta-feira, 96 municípios no estado, destes, Aratiba, Barra do Rio Azul, Benjamim, Constante do Sul, Erval Grande, Marcelino Ramos e Severiano de Almeida, no Alto Uruguai.

Dados da Defesa Civil indicam um aumento considerável de propriedades agrícolas com falta de água para consumo humano e animal. Os três caminhões que a Defesa Civil está usando no momento para a entrega de água potável, devem entregar pouco mais de 100 mil litros de água em propriedades de várias comunidades do interior de Erechim nesta segunda-feira.
As propriedades com falta de água no momento estão localizadas no triângulo Linha América, Lajeado Paca e Escola Branca. O coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Mânica, explica que o transporte é lento porque a água é captada na cidade e levada até a caixa de água das propriedades, que normalmente estão localizadas em pontos altos. Para chegar até a caixa de água das propriedades é ainda mais demorado e difícil.
A Defesa Civil, em operações conjuntas com a Força Voluntária, está se preparando para empregar um efetivo maior de pessoas e de veículos especiais para o transporte de água, já que as previsões de chuva para os próximos três meses, não são nada animadoras.
A Defesa Civil, também em ação conjunta coma Força Voluntária, lançou no fim de semana o pedido de doações de caixas d’água, com capacidade a partir de 2 mil litros. Ele explica que pequenos agricultores tem reservatórios de no máximo mil litros e isso implica no retorno de um caminhão para abastecimento diário.
Para pedidos de água ou doações, a Defesa Civil e a Força Voluntária disponibilizam o telefone 199.