Agro

Família Ferrari inaugura obra com a presença de autoridades e lideranças em Erechim

A família decidiu investir na produção de leite no sistema confinado, substituindo o sistema convencional. Para isso, investiu em instalações modernas que passam a abrigar os 150 animais.

Por Terezinha Vilk/Emater/RS Publicado em 27/11/2023 21:23 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A família Ferrari, de Erechim, decidiu investir na produção de leite no sistema confinado, substituindo o sistema convencional, na propriedade localizada no Km 07, próxima da Barragem da Corsan. Para isso, investiu em instalações modernas que passam a abrigar os 150 animais. O pavilhão foi inaugurado na sexta-feira (24/11), num ato festivo que reuniu autoridades, empresários, lideranças locais e regionais, dirigentes de instituições financeiras e representantes de entidades parcerias, como a Emater/RS- Ascar e a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal da Agricultura.

O casal Celso e a esposa Lenice, o filho Anderson, e a mãe de Celso, Olga Ferrari (85 anos), recepcionaram os convidados. Celso o Olga também são pais de Angelica. A obra, com investimento de cerca de R$ 1,3 milhão (um milhão e 300 mil reais), mudou o perfil da propriedade, que tem a atividade leiteira como a principal fonte de renda da família. Através desse sistema de produção, com 80 vacas leiteiras, a projeção da família é aumentar a produção, dos atuais de 2.500 litros de leite/dia, para 3 mil litros de leite/dia. O sistema de confinamento possibilita maior conforto animal, bem-estar do rebanho, minimização de mão de obra na propriedade e produção de leite com sustentabilidade.

“A caminhada foi longa. Não foi fácil. Esta obra foi um sonho. Mas ela não seria realizada sem o apoio e as parcerias”, disse o produtor, em nome da família, ao agradecer a todos que o ajudaram na trajetória e, em especial, na construção deste empreendimento. O produtor se emocionou ao agradecer a seus pais Odile (87 anos) e Olga (85 anos) à família e a todos que contribuíram nessa caminhada.

As autoridades e lideranças enalteceram a dedicação da família, que não mediu esforços em superar as dificuldades, cresceram e evoluíram e mudarem a história e a trajetória da propriedade com coragem, dedicação, gestão da propriedade e fé. O extensionista do Escritório Municipal Emater/RS-Ascar de Erechim, Walmor Gasparin, apresentou um resgate da história da Família Ferrari. “O Celso é um guerreiro, inovador, empreendedor, de coração e alma gigantes”, pontuou, ao lembrar quando o produtor procurou a Emater/RS-Ascar para esta parceria na construção do pavilhão para abrigar as vacas leiteiras.

O prefeito Paulo Polis, ao parabenizar à família Ferrari, destacou as parcerias neste empreendedorismo e no crescimento de Erechim. “Esta propriedade é modelo. Não se faz nada sozinho. Essa é nossa história, construída com parcerias, alianças e estratégias, que faz o crescimento das famílias e da cidade de Erechim. Nunca desistam do sonho de vocês”, disse o prefeito, ao citar a família Ferrari como exemplo. Polis agradeceu as parcerias, dentre elas, a Emater/RS-Ascar, por meio Escritório Municipal de Erechim. Também participaram da solenidade os demais extensionistas do Escritório Municipal de Erechim, Adriano Szynkaruk e a extensionista rural social, Josiane Roman.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Fernanda Tacca Angonese, parabenizou a família em nome da Instituição. “É muito bom participar desta história de vida desta família como Emater, desta família como empreendedora rural, que está na terceira geração”, destacou Fernanda.

Também se manifestaram parabenizando a família e desejando sucesso com o novo empreendimento os secretários municipais da Agricultura, William Racoski, de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, o vereador João Francisco Parenti (Fifo), representando o Poder Legislativa, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder), empresário Mario Cavaletti, o presidente do Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Fernanda Tacca Angonese, a supervisora regional do Departamento de Defesa Agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapi), Michele Tainá Derks Maroso, representantes da instituições financeiras (Sicredi, Cresol, Banrisul, Santander) e outras parcerias.

A atividade leiteira é uma das ações executadas pela Emater/RS-Ascar vinculada à Secretaria Estadiual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Conteúdo relacionado

Termos relacionados