Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro
DIA DE CAMPO | Família Menosso de Paim Filho recebe produtores em Dia de Campo
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Prefeitura.
Redação
por  Redação
13/12/2019 15:17 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade


A família Menosso abriu a porteira da propriedade e recebeu cerca de 150 pessoas dos municípios de Paim Filho, Barracão, São José do Ouro, Machadinho, Maximiliano de Almeida e São João da Urtiga no Dia de Campo sobre Fruticultura, na tarde de quinta-feira (12/12), em Paim Filho. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Prefeitura. 

Em três estações técnicas foram abordadas as culturas do pêssego e da uva. Na primeira estação, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Amauri Pivotto, falou sobre armazenagem e conservação de frutas. Em outra estação, o professor do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo, Alexandre Nienow, apresentou os tratos culturais para a cultura do pessegueiro. E na última estação, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Leônidas Cesar Dutra, abordou o custo de implantação e viabilidade econômica de parreiras. 

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, que participou do evento, enalteceu o espírito empreendedor do anfitrião do Dia de Campo, o produtor Aldir Antônio Menosso. “Trata-se de uma propriedade modelo, com diversificação de culturas, sucessão familiar, uso de tecnologia e gestão”, enalteceu. O prefeito de Paim Filho, Ediomar Brezolin, ressaltou a importância da Emater/RS-Ascar para o município e para a propriedade da família Menosso. “A Emater é a grande responsável”, disse, em seu discurso de abertura do Dia de Campo e de inauguração da Câmara Fria, conquistada com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

O ato de abertura contou ainda com os coordenadores regionais da Seapdr, Robson Duarte e Willian de Medeiros, e da Gerência Regional, Oriberto Adami e Dartanhã Vecchi, do secretário Municipal da Agricultura, Gleison Becegato, e do extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Paim Filho, Marcos Galeti.

Histórico

Armelindo e sua esposa Luiza Menosso residem na propriedade há 48 anos e tiveram cinco filhos. Um desses filhos, Aldir Menosso, casado com Odete Perondi Menosso, saiu de Paim filho no ano de 1996 e foi trabalhar de empregado na Serra gaúcha, na cidade de Flores da Cunha. Naquela região percebeu que poderia plantar frutíferas em sua propriedade aqui em Paim Filho e no ano de 2007 voltou e implantou dois hectares de parreiras. Construiu a casa e foi ampliando as áreas com frutas até chegar ao que tem hoje.

A propriedade conta com uma área total de 21 hectares, sendo quatro hectares cultivados com parreiras (Niágara, Bordô e Isabel), um hectare de pêssego, sete hectares de soja, além da produção de 560 suínos para terminação. 

Câmara Fria

Neste ano de 2019 foi construída a câmara fria, com 90,48m3. Foram investidos R$ 39 mil referentes ao Feaper e R$ 15 mil de recursos próprios do produtor.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar de Paim Filho, Marcos Galeti, agora, com a possibilidade de armazenar a safra, além de as vendas poderem ser feitas em momentos de melhor preço, a família também poderá se inserir na venda institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

   


Colaborou: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE