Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Famílias de baixa renda não terão acréscimo na conta de luz em dezembro

Aneel decidiu não cobrar tarifas adicionais para famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica

O Sul
por  O Sul
27/11/2021 21:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em dezembro, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) não vai cobrar nenhuma tarifa adicional nas contas de luz das famílias de baixa renda e vai aplicar a bandeira verde aos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Divulgação

A decisão da Aneel foi tomada nesta sexta-feira (26). Têm direito ao benefício as famílias que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais do governo federal, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

Em novembro, essas famílias tiveram de pagar a tarifa referente à bandeira amarela, que equivale ao pagamento de R$ 1,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Para os demais consumidores de energia elétrica, à exceção dos moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional (como os de Roraima e de áreas remotas), que não pagam bandeira tarifária, a bandeira vigente em dezembro será a de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Essa bandeira foi criada em setembro deste ano, em razão da crise hídrica​ que compromete o abastecimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas que produzem energia e seguirá em vigor até abril de 2022. Segundo a Aneel, “a bandeira Escassez Hídrica visa a fortalecer o enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, o pior em 91 anos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE