Famurs cria Agência Técnica de Desenvolvimento para impulsionar inovação e atrair investimentos aos municípios
Nova estrutura vai fortalecer o protagonismo das prefeituras gaúchas na formulação de políticas públicas e na busca por novos negócios
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) aprovou, em assembleia geral, a criação da Agência Técnica de Desenvolvimento, com o objetivo de conectar os 497 municípios gaúchos a novos investimentos, ações de inovação e geração de empregos. A nova área será um elo estratégico entre as prefeituras e iniciativas estaduais voltadas ao desenvolvimento local.
“A Famurs reúne legitimidade, capilaridade e capacidade técnica para prestar apoio relevante nesse processo. Os municípios precisam estar preparados para conduzir a transição para uma nova economia, com soluções concretas e efetivas”, afirma a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira. Segundo ela, a nova agência será integrada a todas as áreas da Federação, atuando de forma transversal e estratégica.

A iniciativa fortalece parcerias já existentes, como com a Invest RS, agência de desenvolvimento do governo estadual, especialmente no âmbito do programa Desenvolve Município — fruto da colaboração entre a Invest RS, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a própria Famurs, no contexto das ações do Empreender RS. O programa capacita os municípios na elaboração de planos de desenvolvimento e na atração de investimentos.
“O município é a base do desenvolvimento. A Invest RS atua em cooperação justamente para acelerar o progresso dos territórios gaúchos”, reforça Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS. Em apoio à parceria, a agência disponibilizou um espaço para a Famurs em seu escritório recém-inaugurado em São Paulo — um ponto estratégico para o relacionamento com investidores.
Adriane também destaca que a nova estrutura da Famurs facilitará o acesso dos municípios a outras iniciativas como RS Parcerias, Transformar Juntos, REDESIM, fóruns de desenvolvimento regional e eventos como o South Summit.
“Nossa intenção é que essa frente de trabalho seja contínua, gerando resultados concretos e duradouros para os municípios gaúchos ao longo dos próximos anos”, conclui a presidente.
* Com informações da Assessoria