PROGRAMA MAIS ÁGUA RS

Famurs participa de assinatura de convênios de municípios com o programa Mais Água RS

Durante o ato, realizado no Auditório Alceu Collares, 16 municípios firmaram convênio com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do RS

Por Ellen Renner/Assessoria FAMURS Publicado em 23/10/2024 16:21 - Atualizado em 23/10/2024 16:24

O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, participou na manhã desta terça-feira (22/10) da assinatura de convênios dos municípios com o programa Mais Água RS. Promovido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do RS (Sehab), a iniciativa vai viabilizar a perfuração de poços e construção de redes em 21 municípios gaúchos.

Foto: Guilherme Pedrotti

Para o presidente Marcelo Arruda, a iniciativa da Sehab reforça o compromisso do governo do Estado em atuar buscando atender as necessidades dos municípios e, especialmente, da população gaúcha. "O abastecimento de água tem uma importância social imensa para as comunidades que não possuem acesso formal. Esse programa vem contemplar a necessidade de inúmeras localidades", destacou.

O investimento de R$ 2,3 milhões será destinado para perfuração de 18 poços e implementação de três redes urbanas e pequenas comunidades não abastecidas por concessionárias locais. Na oportunidade, também foi aberto edital para habilitação de novos municípios ao programa Mais Água RS. O prazo para manifestação de interesse é dia 1º de novembro.

Durante o ato, realizado na sede da Famurs, assinaram o convênio os municípios de Augusto Pestana, Capão do Cipó, Coronel Pilar, Coxilha, Encruzilhada do Sul, Erval Grande, Giruá, Jaguari, Itapuca, Nova Pádua, Morrinhos do Sul, Senador Salgado Filho, Cotiporã, Nicolau Vergueiro, Dilermando de Aguiar, São José do Ouro, Viadutos e Dois Irmãos.

Programa Mais Água RS


O programa tem o objetivo de promover a perfuração de poços tubulares profundos e construção de redes de água em áreas urbanas e pequenas comunidades. A perfuração de poços permite a captação de águas subterrâneas com certificação de vazão e potabilidade e as redes viabilizam a distribuição e o abastecimento da água. Em março deste ano a Sehab passou a integrar o Conselho do Fundo de Recursos Hídricos (CFRH), o que permite a descentralização do recurso para que seja executado de forma mais célere.

Conteúdo relacionado