Educação

Fapesc inicia atendimento presencial em Chapecó

Este é o primeiro espaço físico fora de Florianópolis e marcará um novo momento, ampliando a conexão entre a entidade e o ecossistema da região.

Por Governo SC Publicado em 04/10/2021 17:21 - Atualizado em 31/07/2024 09:20


A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) traz novidades para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Oeste catarinense. Nesta segunda-feira, 4, a Fundação dá início aos trabalhos presenciais em Chapecó, no Pollen Parque Científico e Tecnológico. Este será o primeiro espaço físico fora de Florianópolis e marcará um novo momento, ampliando a conexão entre a entidade e o ecossistema da região.


O início da operação do espaço se dá menos de dois meses após a assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Científica com a Fundação e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que faz a gestão do Pollen Parque. O documento foi assinado em 18 de agosto pelo presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, e pelo reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski.

Holthausen, que realiza visita ao município ao longo desta semana, salienta que o espaço será um local estratégico para agendas, reuniões, eventos, articulações e estreitamento da relação entre a fundação com os atores de CTI. "É um momento significativo em Santa Catarina e a Fapesc vai conseguir estar mais próxima dos pesquisadores e dos empreendedores daquela região, algo que não ocorria em sua plenitude em função da distância física entre a Capital do estado e o Grande Oeste. É incrível o que temos em desenvolvimento em Santa Catarina e hoje, a Fapesc está cada vez mais próxima das diversas regiões, especialmente por esta interlocução com a rede de Centros de Inovação", afirma.

No espaço em Chapecó, haverá um coordenador de projetos para atender ao público e, além disso, o presidente da Fapesc deve ir com frequência ao Oeste para dialogar não apenas com o ecossistema de Chapecó, mas com o de outros municípios da região.

Tec Agro 2021


Durante sua agenda na região, Fábio Zabot Holthausen vai participar do Tec Agro 2021, evento 100% virtual e voltado para apresentar tecnologias e estimular a inovação no agronegócio em Santa Catarina. Realizado pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico e a Unochapecó, com o apoio da fundação, o Tec Agro ocorrerá entre terça e quarta-feira, 5 e 6, gratuitamente e com transmissão realizada na estrutura do Pollen Parque.

O agronegócio é responsável por quase 80% da economia do Oeste. A sede do evento, Chapecó, é considerada a capital nacional da agroindústria, tendo o maior e mais avançado parque agroindustrial do segmento de carnes do país.

O Tec Agro 2021 contará com palestras ao vivo, com o Startup Farm, um espaço de inovação onde startups do setor do agronegócio poderão apresentar seus produtos e serviços e um Hackathon, uma maratona de programação que discutirá e trará soluções para desafios do setor.


Conteúdo relacionado

Termos relacionados