Feira de produtos agroecológicos é lançada no Campus Erechim do IFRS
A feira vai acontecer todas as quintas-feiras, das 15h às 19h.
Erechim ganha uma nova vitrine para a produção agroecológica local. Nesta quinta-feira (27), o Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) inaugurou a IFeira, uma feira semanal dedicada à comercialização de produtos agroecológicos. Todas as quintas-feiras, o Bloco 1 da instituição, localizado na Rua Domingos Zanella, 104 no bairro Três Vendas, será o ponto de encontro para quem busca alimentos frescos, saudáveis e produzidos de forma sustentável. As feiras ocorrem das 15h às 19h e são abertas ao público em geral.

A IFeira é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (NEA) do IFRS, com o apoio da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). A feira busca, além da comercialização de hortifrúti e produtos panificados, criar um espaço de troca de saberes e experiências sobre a cultura alimentar.
Durante a inauguração, o público pode participar de atividades culturais e educativas, promovidas pelos núcleos de extensão do campus. Entre as atrações, a exposição de artesanatos feitos pelos indígenas Guaranis, trabalhos realizados por estudantes da instituição e uma mostra de sementes crioulas, oferecidas por parceiros agroecológicos da região.
Fortalecimento da produção rural
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, ressaltou a importância da feira como uma oportunidade de fortalecer ainda mais a produção rural local.

“É com grande satisfação que participamos deste momento tão importante para nossa comunidade. A inauguração da IFeira no Campus Erechim do IFRS é uma demonstração clara do avanço da agroecologia em nossa região e da crescente valorização dos produtos locais, saudáveis e sustentáveis. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar tem a honra de apoiar essa iniciativa, que promove não apenas a comercialização de alimentos frescos e produzidos de maneira sustentável, mas também a troca de saberes e a educação sobre a cultura alimentar”.
O coordenador de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Ivan José Suszek, expressou sua satisfação com a inauguração da feira.

“Nosso trabalho tem como objetivo o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, e a feira é de grande importância tanto para nossos estudantes quanto para a comunidade em geral. O bairro Três Vendas é um dos maiores de Erechim, e essa parceria entre a instituição de ensino, os estudantes e a comunidade é essencial, sendo uma das principais missões do IFRS”.
A feirante Cátia Adriana Longo, natural do interior de Viadutos, compartilha sua gratidão por poder expor e vender seus produtos em Erechim.

“Esta feira representa, para nós, pequenos agricultores, um grande passo. É uma oportunidade de divulgar nosso trabalho, levar produtos saudáveis e caseiros à cidade e, além disso, gerar renda”, conclui a feirante.
Fotos: Alderi Bertuzzi e Milena Mezalira – Comunicação PME