Cidade

Festa do Frango reconhece melhores avicultores da região

Jantar típico reúne mais de 1.200 pessoas durante a XXV edição e promove o sabor e a qualidade da carne de frango na culinária regional

Por Sara Rubia Comin Publicado em 06/02/2023 16:31 - Atualizado em 03/06/2024 11:44

A XXV edição da Festa do Frango promovida pela Prefeitura de Barão de Cotegipe, Comunidade do Povoado Sérvia, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, CooperAlfa, Aurora Coop, Copérdia e Emater/RS, com o apoio de diversas outras entidades, foi realizada neste sábado (28). O tradicional evento regional, que reconhece e premia os avicultores há 25 anos, e, também, integra a programação de 58 anos do município, foi novamente sucesso gastronômico e de público, reunindo mais de 1.200 participantes.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina; a vice-prefeita Eliane Fátima Folador; o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Veronese; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Colet; o prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da Amau - Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Marcelo Arruda; o presidente da Cooper Campos, Luiz Carlos Chiocca; os integrantes da Comissão Organizadora do evento, Valdecir Balestrin e Elciones Pegoraro; o presidente do Conselho Econômico da Comunidade São Domingos Povoado Sérvia, Tiago Tomazelli; o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton; o presidente da CooperAlfa e secretário do Conselho de Administração da Aurora Coop, Romeu Beti; o presidente da Copérdia, Vanduir Martini; o coordenador regional da Emater/Ascar-RS, Gilberto Tonello; a supervisora Microrregional/Erechim da EMATER/ASCAR, Fernanda Tacca Angonese; o Gerente da Unidade de Suínos da Aurora Coop Erechim, Adriano Tomalok; 1º Vice Presidente da Cooperalfa, Cladis Jorge Furlaneto; 2º Vice Presidente da Cooperalfa, Edilamar Wonz; o supervisor de Filiais da Cooperalfa Noroeste Gaúcho, Alduir Sagioratto; o Gerente da Agropecuária Cooperalfa de Erechim, Eudes Biavatti; e o gerente de Avicultura da Aurora, Luis Carlos Farias. Também prestigiaram o evento as Soberanas do Município, Rainha Nicole Lazzari e princesas Eloisa Portella e Juliane Sartori; e a Rainha da Terceira Idade, Leda Sachet.

Barão de Cotegipe sempre teve grande destaque no setor avícola e hoje conta com 36 avicultores em atividade, 43 aviários e uma capacidade de alojamento de quase 70 mil aves por lote e uma produção de mais de 4 milhões de frangos por ano. Mais do que um jantar, a Festa do Frango é uma oportunidade de ampliar conhecimentos que envolvem a cadeia produtora de carnes e, também, uma forma de valorizar por meio de premiação os melhores avicultores da região, e os destaques do município considerando os quesitos peso, linhagem, sexo e época do ano.

“Não deixem esta festa morrer”. Com esta frase dita pelo então presidente da Aurora Coop, Mario Lanznaster (in memorian), foi aberta oficialmente a XXV Festa do Frango, que se tornou realidade em 29 de novembro de 1997, quando aconteceu na Comunidade do Povoado Sérvia, em parceria com a Cotrel, a primeira edição do evento, visando premiar os melhores avicultores da região e destacar, dentro da culinária regional, o sabor e a qualidade da carne de frango.

Neste ano de 2023, o tradicional evento chega a sua vigésima quinta edição, e ao longo desta caminhada ganhou grandes parceiros que se associaram à iniciativa fortalecendo-a: em 2005, a Cooperativa Aurora Alimentos; em 2017, a Cooperalfa; em 2018 a Copérdia, e, a partir deste ano de 2023, a Cooper Campos.

Representando o Povoado Sérvia e a Comissão Organizadora da XXV Festa do Frango, Valdecir Francisco Balestrin, lembrou que o evento comemora bodas de pratas, cumprimentou os melhores avicultores e suas famílias, observando que são a base da produção e do alimento para o país, além da razão de existência da festa. Ele cumprimentou e, também, agradeceu a todos os técnicos das cooperativas parceiras Aurora, Alfa, Copérdia e Cooper Campos e, ao prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina e sua equipe, que não mediram esforços para a realização de mais uma edição desta festa. Citou, ainda, os apoiadores e patrocinadores que tornam possível a divulgação e a realização do evento, assim como a comunidade, que sob a coordenação do Conselho Econômico da Comunidade São Domingos – Povoado Sérvia, nas pessoas do Tiago Tomazelli e Elciones Pegoraro, promoveu, mais uma vez, a melhor de todas as edições.

Antes da premiação teve palestra sobre “Diagnóstico do Setor da Cadeia Produtiva de Carnes”, ministrada pelo presidente da Aurora Coop, Neivor Canton.

Avicultores Premiados

Como forma de estímulo e valorização pelo empenho e esforço na produtividade avícola, e considerando a base de cálculo para a premiação a conversão alimentar dos de 2022, os dez melhores avicultores do Alto Uruguai premiados foram:

  • 1º lugar – Ivan Carlos Perondi (Barra do Rio Azul),
  • 2º lugar – Renan Cleber Piva (Ibiraiaras), 3º lugar – Mauro Cesar Ferron (Sananduva), 
  • 4º lugar – Claudiomir Marolli (Cruzaltense), 
  • 5º lugar – Renato Tibolla (David Canabarro), 
  • 6º lugar – Dirceu Rampi (Erechim), 
  • 7º lugar – Cleoavanir Antonio Piva (Ibiraiaras), 
  • 8º lugar – Lauro Negri (Vila Langaro),
  • 9º lugar – Cristiano Andrighetti (Paim Filho) e 
  • 10º lugar – Edison Luis Todero (Getúlio Vargas).

Os três melhores avicultores de Barão de Cotegipe foram: 

  • 1º lugar – Hermes Bucior, 
  • 2º lugar – Vanderlei Angelo Dariva e 
  • 3º lugar – Herminio Bucior.

Setor avícola ganha lei de incentivo

O setor avícola de Barão de Cotegipe ganha lei de incentivo à construção de aviários novos ou ampliações para o alojamento de aves por meio da concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 1,50 por ave alojada. O anúncio desta conquista foi feito durante a cerimônia de abertura da XXV edição da Festa Regional do Frango. A iniciativa visa incentivar e fortalecer o setor avícola do município.

Conteúdo relacionado