Rio Grande do Sul
Festejos farroupilhas iniciam em Aratiba, com a chegada da Chama Crioula
A centelha foi recebida pelo patrão Rogério dos Santos
O prefeito, Gilberto Luiz Hendges, e os secretários municipais participaram da chegada da Chama Crioula, no CTG Galpão Crioulo. A centelha da Chama percorreu quilômetros, desde o Cemitério do Combate, em Erebango, até Aratiba, conduzida pelos cavalarianos.
Centenário da Revolução de 1923 – esse é o tema dos Festejos Farroupilhas deste ano. Em Aratiba, o patrono dos Festejos, é o senhor José Metter.
A chama foi recebida pelo patrão Rogério dos Santos, juntamente com membros da patronagem, peões e prendas das invernadas, além da comunidade em geral.
A centelha chegou no município no fim da tarde de domingo, 10, e permanecerá até o dia 20 de setembro. A solenidade marcou a abertura oficial dos festejos farroupilha 2023.
“A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Representa, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa também o gaúcho idealizado no espírito heroico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos”, destacou a administração municipal.
Programação:
Dia 16 – sábado: Jantar Baile em comemoração dos 40 anos de história da entidade e a Pré-Estreia ENART 2023 da invernada Adulta.
Dia 20 – quarta-feira: Costelão no CTG.