ERECHIM
Festival de Dança de Erechim se destaca pela inclusão
Evento encerra hoje, domingo, com as últimas apresentações iniciando às 15h30
O Festival de Dança de Erechim, um dos maiores eventos de dança do sul do Brasil, chega à sua quarta edição com um encerramento marcado para este domingo, 1º de setembro. Iniciado na quarta-feira, 28 de agosto, o festival acontece no Pólo de Cultura de Erechim, oferecendo uma vasta programação que inclui mostras de dança, competições, oficinas e uma palestra. As atividades se encerram hoje, com as últimas apresentações começando às 15h30, seguidas pela solenidade de premiação dos vencedores.
Uma das marcas registradas do festival é a sua abordagem inclusiva, que se reflete na oferta de oficinas de dança gratuitas e abertas não apenas aos mais de 800 bailarinos inscritos, mas também à comunidade em geral. Todas as oficinas contam com intérpretes de Libras, garantindo a acessibilidade. Entre as atividades, destacam-se duas oficinas especialmente voltadas para a inclusão, como a Oficina de Dança Inclusiva realizada na sexta-feira, 30 de agosto, com a participação de alunos da ADAU (Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai).
Além das apresentações e oficinas, o festival também promove a conscientização sobre a importância da diversidade na dança. Andrea Braga Beal, que ministrou a oficina de Dança Inclusiva, destaca que o evento é uma oportunidade de eliminar barreiras e estereótipos, proporcionando um ambiente de aprendizado mútuo entre pessoas com e sem deficiências. Organizado pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) com apoio da Prefeitura de Erechim e da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan), o festival conta com o financiamento do Pró-Cultura RS e com o patrocínio de diversas empresas locais.