Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

FGF se prepara para um Gauchão 2021 com a presença do público

Presidente da entidade salientou que a volta dos torcedores deve ocorrer no tempo que as autoridades acharem possível.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
08/02/2021 09:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Marcado para começar no próximo dia 28 de fevereiro, o Gauchão 2021 não deverá ter público, ao menos em suas primeiras rodadas, devido ao avanço da pandemia da Covid-19. No entanto, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, salienta que a entidade se prepara para o momento em que seja possível a volta dos torcedores e quer estar preparada com "protocolos efetivos".

 Foto: Divulgação / CP
"A ideia não partiu da FGF. Evidente que temos interesse e não vejo problemas em pensarmos num retorno gradual da torcida no estádio. Entendo que no médio prazo, com diálogo, conversa e buscando a segurança da população em geral, sem colocar em risco tudo o que os governos municipais e estaduais fizeram em termos de combate a pandemia", afirmou Hocsman.

De acordo com o mandatário, o tema não é uma novidade na entidade, que já vinha estudando a situação desde que o rumor surgiu para o Brasileirão 2020. "Vinhamos tratando com os clubes pois não adianta propormos um protocolo que só ficará no papel. É necessário estudo, inclusive da capacidade de cada estádio e qual porcentagem é segura. Temos de pensar distanciamento, no uso de máscara, se abre todo o estádio ou não", enumerou as questões para que, no seu entendimento, o retorno do torcedor seja feito de uma forma segura. Hocsman recorda que, apesar do que os clubes e a FGF decidam, a permissão deve partir dos governos estaduais e municipais no "tempo que eles entenderem ser possível".

Outro tema sensível à edição 2021 está no calendário da Dupla Gre-Nal, que encerra o Brasileirão 2020 quatro dias antes do começo do estadual. Em caso de títulos de Grêmio, na Copa do Brasil, e Inter, no Brasileirão, a FGF precisará encontrar uma nova data para uma de suas rodadas, pois a Supercopa do Brasil, confronto dentre o campeão nacional e o da Copa do Brasil, ocorrerá durante o campeonato já em andamento. "Torcemos para que eles cheguem e vamos estudar a melhor forma. Temos uma data na manga, mas o ideal é mexermos o menos possível na tabela do Gauchão".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE