Esporte
Fifa testa mudanças no VAR para Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes terá início em 1º de fevereiro e vai até o dia 11, no Marrocos
O Mundial de Clubes terá início em 1º de fevereiro e vai até o dia 11, no Marrocos. O país africano voltará a receber o torneio após uma década, poucos meses após fazer uma campanha histórica na Copa do Mundo do Catar, sendo a primeira seleção africana a disputar uma semifinal, na qual terminou com o inédito quarto lugar.
No Mundial de Clubes, a Fifa irá testar algumas mudanças em relação a arbitragem no futebol. Após encontro anual, realizado na última quarta-feira (18), em Londres, o Conselho Internacional de Futebol (IFAB) definiu os principais testes. A principal novidade será a comunicação entre árbitro de campo e árbitro de vídeo, o VAR.
Para o torneio, ficou acordado que o árbitro de campo terá um microfone conectado ao sistema de som do estádio. Com isso, a cada chamada para análise do VAR, todos poderão ouvir o que for dito na conversa entre eles. As informações também serão repassadas para as emissoras que detém o direito de transmissão.
Na reunião, outro ponto discutido foi substituição temporária de um jogador que tenha sofrido convulsão durante a partida. A substituição poderia ser revertida se o atleta puder retomar ao campo, após avaliação médica. Contudo, ao menos por enquanto, essa alteração não foi adiante.
Atual campeão da Libertadores da América, o Flamengo será o representante brasileiro no torneio. O time carioca poderá chegar a sua terceira final, voltando para a disputa após quatro anos.