Saúde

Fiocruz entregou nesta sexta-feira, mais 2,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca

Quantidade tem diminuído por causa da demora das remessas de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) importado da China.

Por Correio do Povo Publicado em 12/06/2021 00:06 - Atualizado em 03/06/2024 09:55

A Fiocruz (Fundação Owaldo Cruz) entregou nesta sexta-feira 2,7 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Por meio do Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), a entrega tem sido todas as sextas-feiras, mas com queda do número de vacinas nas duas últimas semanas. Mas, em 21 de maio, o instituto chegou a entregar 6,1 milhões de doses. Desde maio, a produção tem enfrentado escassez de matéria-prima, o que diminui o ritmo de entregas.

A previsão para junho 18,5 milhões, mas vai depender da remessa de IFA | Foto: Ryan Kramadi / AFP / CP

Do lote desta semana, 137 mil doses são para o estado do Rio de Janeiro, e o restante seguirá para o almoxarifado do Ministério da Saúde, em São Paulo. Com esta remessa, a fundação atinge cerca de 53,8 milhões de doses entregues ao PNI.

A previsão para junho 18,5 milhões, mas vai dependerda remessa de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) importado da China. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Está programada para este sábado a chegada de mais um lote de insumos para a produção de cerca de 6 milhões de doses da vacina. "A aceleração da entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais ao PNI até 10 de julho", afimra a Fiocruz, em nota.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados