Fisioterapia da URI desenvolve disciplina de Equoterapia no Patronato São José

Método terapêutico tem contribuído para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

Por Ascom URI Publicado em 05/11/2024 14:55 - Atualizado em 05/11/2024 14:59

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou não.

O Curso de Fisioterapia da URI é parceiro tradicional do Patronato São José, de Erechim, para atividades de ensino, pesquisa e extensão, visto que a disciplina eletiva de Equoterapia é desenvolvida em suas dependências. Da mesma forma, projetos de extensão e Trabalhos de Conclusão de Curso já foram conduzidos com a coordenação da Professora Márcia Bairros de Castro, que tem formação em Equoterapia pela ANDE-Brasil.

A importância da equipe interdisciplinar, composta minimamente por Psicólogo, Fisioterapeuta, Médico Veterinário e Profissional de Equitação, permite a inserção do acadêmico no âmbito profissional. Além disso, a experiência da prática desperta o olhar para além de ambientes terapêuticos entre quatro paredes, com rotinas prazerosas ao ar livre e em contato com o “objeto” terapêutico/cavalo, que desperta emoções e proporciona estímulos que não são alcançados em qualquer outro método de intervenção.

Termos relacionados