Educação

Fisioterapia da URI finaliza atividades com apresentação de trabalhos do Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma disciplina curricular do Curso que tem como objetivo central proporcionar aos acadêmicos vivências com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde.

Por Secom URI Publicado em 22/12/2021 10:21 - Atualizado em 03/06/2024 11:00

O Curso de Fisioterapia da URI Erechim, pelo segundo ano, realiza as apresentações dos trabalhos da disciplina de Projeto Integrador I e II, sob coordenação das Professoras Fernanda Dal’Maso Camera e Janesca Mansur Guedes, coordenadora do Curso.

O Projeto Integrador é uma disciplina curricular do Curso que tem como objetivo central proporcionar aos acadêmicos vivências com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde. Com isso, proporcionar ao aluno a capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar, assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual se preparam, além de compreender a relação entre os conteúdos ministrados e entender a importância da interdisciplinaridade e socialização entre colegas e professores, de forma transdisciplinar.

Segundo a Professora Fernanda, o tema escolhido para a realização do Projeto Integrador I, com a turma 2021, foi o “Efeito das Drogas na Saúde Humana”. O trabalho foi realizado em parceria com a Escola Érico Veríssimo, de Erechim, onde foi aplicado um questionário anônimo para verificar o grau de conhecimento dos alunos do ensino médio diurno em relação a alguns tipos de drogas como Narguilé, Cigarro Eletrônico, Maconha é Álcool e os efeitos na saúde humana.

Os acadêmicos, por outro lado, foram estimulados a pesquisar sobre o assunto, aplicar instrumentos de avaliação, avaliar resultados e confeccionar banners e resumos simples com os dados dos trabalhos. Todo este trabalho foi apresentado aos alunos daquela escola e em sala de aula para os colegas da turma.

Além disso, os alunos prepararam palestras sobre os diferentes assuntos, que proporcionaram momentos de informação, diálogo e troca de conhecimentos entre acadêmicos do curso e alunos da escola.

Conforme a Coordenadora do Curso, Janesca Mansur Guedes, “a disciplina de Projeto Integrador I proporcionou uma vivência incrível aos nossos alunos neste primeiro ano do curso, bem como um momento muito especial de troca de conhecimentos entre os alunos da escola e os nossos acadêmicos”.

Já o Projeto Integrador II, também sob responsabilidade da professora Fernanda, teve como tema principal a “Humanização Ambulatorial de Pacientes Pós-Covid 19” do Ambulatório de Reabilitação da URI e de Doentes Renais Crônicos que realizam Hemodiálise na Clínica Renal da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST) de Erechim.

Neste projeto, os acadêmicos da turma 2020 desenvolveram um trabalho de humanização aos pacientes, familiares e profissionais da área da saúde. O projeto foi desenvolvido durante todo o segundo semestre e teve a participação dos professores tutores Diogo Tápia, Caren Maronesi, Keli Barbieri, Karine Malys, Angélica Neumann e Zequiela Russo, que acompanharam diretamente todo o trabalho, desde o planejamento das atividades, construção dos projetos bem como a atividade extensionista nos diferentes espaços. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com o Ambulatório de Reabilitação da URI e com a Clínica Renal do Hospital Santa Terezinha.

Conforme relato de alguns acadêmicos, a realização destes projetos foi de extrema importância, pois proporcionou vivências práticas desde o início do curso, além de promover e despertar a participação em pesquisa e a extensão que é o grande diferencial da universidade.

Por último, a coordenadora do Curso, Janesca Mansur Guedes, ainda relatou que a disciplina do Projeto Integrador agrega novas metodologias de ensino-aprendizagem, buscando inovação e oportunizando atividades mais dinâmicas e práticas aos acadêmicos. “Dessa forma, o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem”, concluiu.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados