Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Fisioterapia oncológica é tema central de encontro em Erebango

Integrantes do Grupo Reviver puderam esclarecer dúvidas e aprimorar os conhecimentos

Assessoria da PM de Erebango
por  Assessoria da PM de Erebango
24/08/2022 13:36 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Preocupada em oferecer mais apoio e qualidade de vida aos pacientes com câncer e seus familiares, a Prefeitura de Erebango, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou o Grupo Reviver. 

Os encontros, que acontecem a cada 15 dias, possibilitam integração, troca de ideias, experiências e ampliação dos conhecimentos para melhor enfrentar a fase desafiadora do tratamento. 

O propósito é buscar alternativas que auxiliem os pacientes a atingir bons resultados, com foco no bem-estar.

Nesta semana, os participantes acompanharam um bate-papo com a fisioterapeuta que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS), Samara Vechiatto. 

O tema central foi Fisioterapia Oncológica. Na ocasião, Samara explanou sobre o que é o câncer, a incidência e prevalência em âmbito de país e região e a importância de exercícios específicos, considerando cada tipo de doença, os quais envolvem todas as etapas do tratamento, seja na quimioterapia, radioterapia e até mesmo na recuperação cirúrgica.

“O fisioterapeuta faz parte da equipe multidisciplinar de saúde e atua de forma bastante abrangente por meio de um conjunto de medidas adotadas para preservar, manter e restaurar a integridade cinético funcional dos órgãos e sistemas, assim como prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e sequelas causados pelo tratamento oncológico, tendo como principal objetivo a autonomia, bem estar e qualidade de vida do paciente”, ressaltou.

De acordo com a fisioterapeuta, as técnicas podem diminuir complicações como: dor; fraqueza muscular/tensão muscular; fadiga; perda de massa muscular; linfedemas (acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo); fibroses; retrações e aderências cicatriciais; diminuição da amplitude de movimento; encurtamentos musculares e alterações posturais/respiratórias.

Como participar?

A equipe da Secretaria de Saúde, em nome da psicóloga Aline Marcon da Silva e da técnica de Enfermagem, Elizandra Rogalski, reforçam o convite a toda população que tiver interesse em ingressar no grupo. Os encontros são quinzenais, nas segundas-feiras, às 14h30, no Centro Multiuso. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3339-1115.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE