Cidade
Floresta Demonstrativa completa 28 anos
Apresentação de trabalhos de espécies nativas e exóticas marca aniversário
O Arboreto do Alto Uruguai, localizado no Povoado Sérvia, em Barão do Cotegipe, recebeu, nesta terça-feira (3/10), Dia de Campo das disciplinas de Silvicultura, ministrada pelo professor Valdecir Francisco Balestrin, e de Fruticultura, ministrada pelo professor Orlando Luís Klimaczewski, do Colégio Agrícola Estadual ngelo Emílio Grando, de Erechim. O evento ao ar livre, com a apresentação de 36 trabalhos envolvendo as espécies nativas e exóticas do local, marcou os 28 anos da Floresta Demonstrativa.
O ato contou, também, com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito de Barão do Cotegipe, Vladimir Farina; o diretor do Colégio Agrícola, Aldinei Pogorzelksi; os vice-diretores Delomar Ceron e Caroline Muntini; a coordenadora pedagógica, Regina Demoliner, a orientadora educacional Elisângela Maria Varotto, alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Wawruch e membros da comunidade local.
O dia de estudo ao ar livre trouxe aprendizado aos alunos e futuros técnicos participantes da atividade, que tiveram de pesquisar dados das espécies nativas e exóticas que já possuem mais de 28 anos. O diretor e professor do Colégio Agrícola, ressaltou a importância de integrar alunos, natureza e a biodiversidade e parabenizou os alunos pelos trabalhos.
Já o professor Valdecir Francisco Balestrin assegurou que levar os alunos para ambientes externos em meio à natureza e às espécies nativas favorece a formação da consciência ecológica. “Esse tipo de atividade é essencial para a conservação da biodiversidade e a compreensão dos ecossistemas locais”, acrescentou.