SANTA CATARINA
Força Aérea vai investigar motivo do pouso forçado de avião na BR-101 em SC
A aeronave, um monomotor do modelo Pelican 500 BR, decolou de Guaramirim com destino a Garuva. No entanto, durante o voo, após apresentar pane no motor, o piloto precisou realizar um pouso de emergência no km 18 da BR 101
Investigadores do Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) de Canoas, no Rio Grande do Sul, foram acionados para o levantamento de dados e informações necessárias para a investigação no local do incidente. As informações são do site NdMais, de Santa Catarina.

Segundo a FAB, a conclusão da investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência. O objetivo da apuração é contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos.
A aeronave, um monomotor do modelo Pelican 500 BR, decolou de Guaramirim com destino a Garuva. No entanto, durante o voo, após apresentar pane no motor, o piloto precisou realizar um pouso de emergência no km 18 da BR 101, em Garuva, no sentido sul. O incidente que ocorreu neste sábado (5) foi flagrado por pessoas que passavam pela rodovia. Duas pessoas estavam a bordo: o piloto e o proprietário do avião. Ninguém ficou ferido.
O avião foi desmontado e levado por um guincho para a manutenção.

Em entrevista à NDTV Record, o piloto da aeronave afirmou que o tempo entre a pane e o pouso foi de “cerca de três minutos”. Ainda segundo informações do repórter da NDTV Record, Mikael Melo, o mecânico que avaliou a aeronave suspeita que uma falha elétrica tenha causado a pane no motor, embora a confirmação só virá após análise técnica mais detalhada.