Força-tarefa segue firme: telhas foram entregues durante todo o dia e voluntários seguem mobilizados para ajudar a comunidade

A corrente de solidariedade mantém o ritmo, levando esperança, materiais e apoio às famílias atingidas pela tempestade de granizo.

Por Comunicação PME Publicado em há 3 horas

Ao longo deste domingo (30), uma semana após a tempestade de granizo que atingiu Erechim, equipe da Defesa Civil, Força Voluntária, servidores da Prefeitura de Erechim e os voluntários atuaram intensamente, trabalhando sem pausa na entrega de vouchers e retirada de telhas para apoio às famílias que ainda precisam cobrir suas casas.

O comerciante Maxuel Montemezzo se uniu aos voluntários e reforçou o apelo para que mais pessoas colaborem, especialmente quem tem veículo para ajudar no transporte.
“Tem bastante gente precisando, bastante gente na fila sem transporte, daí a gente vem para ajudar. Quem tiver uma camionete, venha ajudar, que tem bastante gente precisando de ajuda. O pessoal precisa cobrir sua casa. É importante todo mundo ajudar”,
disse.

O advogado Rangel Moretto, voluntário da Força Voluntária Alto Uruguai, destacou a importância de recuperar a dignidade das famílias atingidas e convocou mais voluntários para somar esforços. “Estamos aqui para recuperar a dignidade das pessoas, trazer esperança novamente em virtude desse desastre que assolou nossa cidade. A intenção é justamente fazer com que as pessoas voltem para seus lares, estabeleçam dignidade e recuperem suas vidas dentro das suas casas. Precisamos de voluntários. Se você puder, se tiver disponibilidade e puder trazer mais alguém, para a gente agilizar o processo e reconstruir Erechim”, finalizou.

Com a camionete cedida pela empresa em que trabalha, Cláudio Marcelo Portela atuou como voluntário e relatou que também foi atingido, o que o motivou a ajudar outras famílias. “Eu trabalho na Kesoja, a Kesoja nos disponibilizou a camionete para fazer frete, então eu e meu colega estamos sendo voluntários, e o que me motivou a vir aqui é que eu também fiquei sem telhado e quando vem chuva e você não tem onde dormir é um problema”, citou.

Já o voluntário Diego Henrique Fernandes falou sobre solidariedade e o sentimento de pertencimento à cidade. “Eu vim aqui para ajudar a reconstruir Erechim, para que a cidade consiga se reerguer, porque Erechim significa muito para nós. É importante ajudar o próximo, que precisa nesse momento, pois quando precisarmos eles estarão ao nosso lado também”, afirmou.

O engenheiro mecânico Tiago Gazzoni disponibilizou o caminhão da empresa para o transporte de materiais e reforçou que todos foram afetados de alguma forma. “A gente não pode deixar de vir ajudar. A comunidade toda está sofrendo, todo mundo teve um prejuízo com essa chuva que nos pegou de surpresa, então a gente vai ajudar no que puder. Eu tenho o caminhão da empresa e vim ajudar quem mais precisa”, mencionou.

Apoio do Exército Brasileiro


O Exército Brasileiro está prestando apoio, através do Comando Militar do Sul, com efetivo de um pelotão do 27º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), de Ijuí, que integra a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), de Cruz Alta. O comandante do AD/3, general Marcus Cesar Oliveira de Assis, esteve reunido neste domingo (30), com o prefeito Paulo Polis, o presidente da Força Voluntária Alto Uruguai, Ronaldo Manica e o coordenador adjunto da Defesa Civil, Luiz Gonçalves. “O Comando Militar do Sul prontamente atendeu ao pedido de dar suporte ao município. Estamos aqui com um pelotão, em condições de ampliar se for necessário. Deslocamos alguns equipamentos, como um caminhão munck, cinco viaturas para auxiliar com transporte e atender a população”, disse o general.

Seguro habitacional da Caixa Econômica Federal

Aproximadamente 9 mil moradores de Erechim que possuem financiamento habitacional pela Caixa têm direito ao acionamento do seguro, porém menos de 500 ainda procuraram as agências.

A Prefeitura reforça que o procedimento é simples: basta apresentar qualquer um dos seguintes documentos:
• Carteira de motorista (CNH)
• Carteira de trabalho
• Identidade ou CPF

A pessoa deve comparecer a qualquer uma das três agências da Caixa em Erechim. A seguradora será acionada e o morador poderá receber o recurso para compra do material de cobertura, como telha de fibrocimento. Com esse recurso, o material pode ser adquirido também para outras pessoas, ampliando o apoio às famílias mais vulneráveis.

Trabalhos seguem na semana


A Prefeitura, equipes de apoio, voluntários, entidades e Exército seguem empenhados para que todas as famílias tenham seus lares protegidos o mais rapidamente possível. A solidariedade e a união da comunidade têm sido fundamentais para acelerar a recuperação da cidade.

O prefeito Paulo Polis destacou a força da união neste momento de reconstrução e agradeceu o apoio da comunidade. “A Administração Municipal agradece cada voluntário, empresa e cidadão que tem contribuído de alguma forma neste momento difícil. Erechim segue se reconstruindo com coragem, organização e, sobretudo, humanidade”, finalizou.

Fotos: Alderi Bertuzzi e Milena Mezalira – Comunicação
Imagens aéreas: Fabio Portela