Forças Armadas ampliam alistamento feminino para 22 Estados e 145 municípios em 2026

Mulheres poderão se inscrever no Exército, Marinha e Aeronáutica; inscrições vão de janeiro a julho, com incorporação prevista para 2027.

Por Redação Publicado em 05/01/2026 13:14 - Atualizado em 05/01/2026 13:31

As Forças Armadas brasileiras anunciaram a expansão do alistamento feminino, permitindo que, em 2026, mulheres de 22 Estados e 145 municípios possam se inscrever no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. Em 2025, apenas 14 Estados e 29 municípios participavam do Serviço Militar Inicial Feminino.

Foto: Divulgação Exército Brasileiro

Os Estados que já recebiam alistamento feminino – Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – agora têm a companhia de Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima.

O serviço militar feminino disponibilizará 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército do Brasil, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha do Brasil.

As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Em nota, o Ministério da Defesa informa que pretende expandir gradualmente esse número nos próximos anos.

Após a fase de incorporação, as mulheres deverão cumprir obrigatoriamente o Serviço Militar Inicial por 12 meses.

Como se alistar

 As inscrições dos brasileiros que completam 18 anos em 2026 podem ser feitas pela internet no site do Alistamento Online, inclusive para os residentes no exterior. É necessário ter cadastro na plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Se não tiver acesso à internet ou preferir fazer o alistamento presencialmente, a partir de 2 de sexta-feira (2), o interessado deve se dirigir à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, levando documentos originais de identificação. São eles: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e comprovante de residência recente.

A Junta de Serviço Militar de Erechim é o órgão responsável pelo alistamento e serviço militar no município, localizada na Avenida Presidente Vargas, 430, Centro, e atende de segunda a sexta, com telefone (54) 3520-7094

Confira aqui os endereços das JSM. Basta digitar o nome da cidade no campo de pesquisa. O sistema irá listar o endereço completo, o telefone de contato e, em alguns casos, o horário de atendimento.

Conteúdo relacionado