Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Forças russas ocupam área da central nuclear ucraniana de Zaporizhia

Agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia, que informou não ter detectado um vazamento radioativo.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
04/03/2022 08:08 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

As tropas russas ocupam a área da central nuclear ucraniana de Zaporizhia, que foi alvo de ataques durante a noite, informou a agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia, que informou não ter detectado um vazamento radioativo.

Zaporizhia, a maior central nuclear da Europa, fica 150 quilômetros ao Norte da península da Crimeia. De acordo com o governo de Kiev, projéteis russos que atingiram a usina nas primeiras horas da sexta-feira provocaram um incêndio em um edifício e um laboratório.

Foto: Zaporizhzhya NPP/YouTube/Reuters

As equipes de emergência conseguiram controlar as chamas. "O território da central nuclear de Zaporizhia está ocupado pelas Forças Armadas da Federação Russa", afirmou a agência estatal ucraniana. "Não foram registradas mudanças no nível de radiação", completou.

A agência informou ainda que "funcionários operacionais controlam os blocos de energia e garantem seu funcionamento de acordo com as exigências das regulamentações técnicas e de segurança". Inspeções estão sendo organizadas para entender os danos com precisão.

Dos seis blocos, o primeiro está fora de operação, os número 2, 3, 5 e 6 estão em processo de resfriamento e o 4 permanece operacional. A agência não informou qual era a situação dos blocos antes do ataque. "A segurança nuclear está garantida agora", afirmou durante a noite Oleksander Starukh, diretor da administração militar da região de Zaporizhia. O ataque não provocou vítima, informaram as equipes de emergência ucranianas no Facebook.

Rússia acusa sabotadores ucranianos pelo ataque à usina nuclear

O ministério de defesa russo declarou que o ataque à usina nuclear de Zaporizhzhia foi uma "provocação monstruosa" de sabotadores da Ucrânia, segundo o porta-voz Igor Konashenkov. Ele disse que a usina nuclear estava operando normalmente e sob controle dos russos desde o dia 28/02.

"Ontem à noite, em um local adjacente à usina, foi feita uma provocação monstruosa pelo regime nacionalista de Kiev", disse o porta-voz . Ele disse que as tropas russas respondiam a um ataque ucraniano, quando esse grupo de sabotagem colocou fogo no prédio de treinamento ao fugirem do contra-ataque russo.

Essa declaração é contrária à versão ucraniana dos eventos. A Ucrânia disse que foram as forças russas que atacaram a usina nuclear na madrugada desta sexta (4), colocando fogo em um prédio de treinamento do lado de fora da usina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE