Economia
Ford fecha três fábricas e anuncia fim da produção de carros no Brasil
Cerca de 5.000 funcionários devem ser afetados na América do Sul, estima a companhia.
A montadora Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que vai encerrar a produção de carros no Brasil neste ano, fechando as fábricas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e em Horizonte (CE), segundo comunicado aos investidores publicado em seu site internacional. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da empresa no Brasil.
Cerca de 5.000 funcionários devem ser afetados na América do Sul, estima a companhia. De acordo com o comunicado, "a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas".
A empresa norte-americana já havia anunciado, em 2019, o fim da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Segundo a companhia, os consumidores da América do Sul serão atendidos pela produção vinda da Argentina, Uruguai e outros mercados. A empresa informou que irá manter seu centro de desenvolvimento na Bahia, a prova de testes em Tatuí (SP) e a sede em São Paulo.
"Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que essas são ações difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável", disse Jim Farley, CEO e presidente da Ford.
A Ford estima um impacto de US$ 4,1 bilhões em despesas no recorrentes com o anúncio, sendo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhões em 2021. Cerca de US$ 1,6 bilhão está relacionado ao impacto contábil à baixa de créditos fiscais e depreciação acelerada, enquanto os US$ 2,5 bilhões restantes serão diretamente no caixa – rescisões, acordos e outros pagamentos.
Sobre os empregados, a empresa afirmou que vai trabalhar em colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de "um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção."
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, cerca de 10 mil trabalhadores serão atingidos em Camaçari.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, por meio de nota, afirmou que não iria fazer comentários sobre o tema, pois trata-se de "uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas."
"Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o custo Brasil", disse a Anfavea.
100 anos de Brasil
A montadora foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919. O bairro do Bom Retiro, em São Paulo, foi o primeiro lugar a abrigar uma linha de montagem de veículos em série no Brasil. O edifício, inclusive, era uma cópia da sede da empresa em Detroit.
A Ford foi a sexta montadora que mais vendeu automóveis em 2020, com 119.406 veículos emplacados (entre automóveis e comerciais leves), com 7,14% do total, segundo a Fenabrave. A empresa perdeu espaço nos últimos anos, especialmente para a sul coreana Hyundai, que hoje é a quarta maior montadora do Brasil.
O Ford Ka é o seu modelo mais vendido no Brasil. Ele foi o quinto mais emplacado no Brasil em 2020, com 67.491 vendidos.
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