PREVISÃO DO TEMPO

Formação de ciclone provoca instabilidade, chuva e risco de temporais no RS nesta sexta-feira

Fenômeno será de curta duração e menor intensidade, mas pode gerar vendavais, granizo e chuva forte em pontos do Estado, incluindo o Alto Uruguai. Recomendação: "Apesar de não se tratar de um ciclone intenso, o cenário exige atenção", dizem os meteorologistas.

Por Redação AU Publicado em 08/01/2026 19:39 - Atualizado em 08/01/2026 21:22

A formação de um ciclone extratropical volta a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, a partir do aprofundamento de uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina. O processo, conhecido como ciclogênese, dará início a um período de instabilidade em grande parte do Estado, com sol entre nuvens, aumento da nebulosidade ao longo do dia e chuva avançando gradualmente de Oeste para Leste.

A instabilidade começa ainda pela manhã na Metade Oeste e, da tarde para a noite, alcança todas as regiões gaúchas. Há risco de chuva localizada de forte intensidade, além de temporais isolados com rajadas de vento e queda de granizo. As áreas mais suscetíveis aos temporais mais fortes nesta sexta-feira seguem sendo o Oeste e parte do Centro do Estado. As temperaturas ficam mais amenas no Sul, enquanto o Noroeste e o Norte gaúcho ainda devem registrar maior aquecimento antes da chegada da chuva.

Entre a sexta-feira e o sábado, a baixa pressão se aprofunda sobre o Rio da Prata e o Sul do Uruguai, dando origem ao ciclone extratropical. Diferentemente de episódios recentes, o sistema será menor, menos intenso e de curta duração. Os ventos ciclônicos mais fortes devem se concentrar principalmente sobre o território uruguaio, mas o Rio Grande do Sul sentirá os efeitos com rajadas entre 40 km/h e 70 km/h em diversas regiões do interior durante o fim de semana.

Apesar de não se tratar de um ciclone intenso, o cenário exige atenção. Podem ocorrer episódios de chuva forte a intensa em curto período, com volumes elevados e risco de alagamentos, enxurradas e inundações pontuais. Temporais isolados com granizo e vendavais também não estão descartados e, de forma localizada, rajadas muito fortes e de curta duração podem causar danos pontuais.

Em Erechim e na região do Alto Uruguai, a sexta-feira será marcada por sol entre nuvens e sensação de abafamento antes da mudança do tempo. A chuva deve chegar entre a tarde e a noite, com risco de pancadas fortes e temporais isolados, acompanhados de rajadas de vento e eventual queda de granizo. No sábado, o tempo segue instável, com períodos de chuva intercalados por melhorias temporárias.

No domingo, o ciclone já estará em processo de enfraquecimento e deslocamento para o oceano. Ainda pode chover nas primeiras horas do dia no Norte e no Nordeste do Estado, mas o sol tende a aparecer em grande parte do Rio Grande do Sul ao longo do dia. A instabilidade mais significativa se concentra em Santa Catarina e no Paraná, enquanto o tempo gradualmente melhora no território gaúcho.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados