Formação em Primeiros Socorros capacita mais de 1.200 profissionais da rede municipal de Erechim
A ação cumpre a Lei Lucas e prepara servidores das escolas públicas para agir com segurança em situações de emergência.
Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação de Erechim realiza a Formação em Primeiros Socorros, em cumprimento à Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018). A capacitação é voltada a profissionais que atuam direta ou indiretamente com crianças e estudantes nas Escolas Públicas Municipais, reunindo cerca de 1.200 participantes.
Estão sendo capacitados professores, auxiliares de disciplina, educadores assistentes, agentes executivos, cozinheiras, profissionais de higienização, motoristas e estagiários. A formação é promovida em parceria com a URI Erechim, por meio do curso de Enfermagem, e com a Força Voluntária do Alto Uruguai, combinando conteúdos teóricos e atividades práticas.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destacou a importância da iniciativa:
“A Lei Lucas promove uma cultura de cuidado e atenção com o bem-estar dos estudantes, garantindo que os profissionais da educação possam atuar de forma rápida e eficaz, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro.”

Para a professora Fabiana de Matos Debastiani, da EMEI São Cristóvão (anexo CECRIS), a formação reforça a segurança no ambiente escolar:
“A capacitação nos prepara para agir da forma correta em situações de emergência. Me sinto mais tranquila e segura ao participar. Mesmo já tendo feito antes, considero extremamente importante.”

Sobre a Lei Lucas
Sancionada em 2018, a Lei Lucas obriga a capacitação em primeiros socorros para profissionais de instituições de ensino públicas e privadas que atendem crianças e adolescentes. A lei foi inspirada no caso do menino Lucas Begalli Zamora, que faleceu após um engasgo durante um passeio escolar, e visa garantir que os profissionais estejam prontos para agir em emergências, salvando vidas e reduzindo riscos.
Milena Mezalira – Comunicação PME/ SMEd PME